em
Uma breve pincelada sobre os WebStandards

Uma breve pincelada sobre os WebStandards

O que são os Webstandards e por que eles são importantes? Como eles devem ser usados? Logo abaixo você vai encontrar um apanhado resumido sobre tudo isso.

O que são e pra que servem?

Os Webstandards são padrões estabelecidos pela W3C e outros grupos e tem como objetivo assegurar que todas as páginas desenvolvidas dentro dos padrões funcionem corretamente em todos os browsers. Os padrões Web também determinam que você deve usar o HTML com a real finalidade com que ele foi criado, linguagem de marcação de hipertexto. Mas e agora, o que acontece com a formatação do meu site? Ela vai ser feita toda através de CSS. Desenvolvendo um site assim você pode ter certeza de que ele está seguindo os padrões internacionais de qualidade. Vamos citar um exemplo: hoje em dia uma empresa que não tem um ISO 9001, pode perder muitos negócios por que ninguém vai confiar nela, na Web acontece a mesma coisa, uma agência que não segue os padrões corre muito mais o risco de não conquistar clientes do que aquela que segue a risca os padrões.

Você ainda não me convenceu a aderir aos padrões, e agora?

Além de todas essas vantagens citadas acima, existem muitas outras, separando a formatação do código HTML, você reduz o tempo de produção, seu site torna-se mais fácil de atualizar, torna-se mais leve, consequentemente economizando banda, um exemplo claro disso é so site da ESPN. Estruturando o HTML de forma correta, usando cada tag realmente para que ela foi criada, a indexação em mecanismos de busca é bem mais realizada do que um site fora dos padrões.

No quesito acessibilidade, aderindo aos padrões, você já está dando um grande passo, por que você não precisa criar versões específicas do seu site para diferentes portadores de deficiência, seu site é melhor vizualizado em PDA’s, leitores de tela, celulares.

E agora? Você vai aderir aos padrões?

Comentários

  1. Puxa…
    Ótimo resumo, parabéns, só não vai aderir quem não quizer.

    Você vai aderir aos padrões? Espero que sim!!

    por Nando.cot Responder
  2. Muito bom artigo….
    Espero que muitos o leiam e passem a utilizar os web standards….

    por Mateus Responder
  3. Esclarecedor, este artigo esta excelente,parabens.Vlw

    por lua — Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>