Lá estava eu dando uma olhada no Orkut, especificamente na comunidade sobre Tableless, aí me deparo com uma discussão meio sem sentido, onde vemos o despreparo do profissional brasileiro:
Todos os comentários contidos nas imagens são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Minyx v2.0 é um tema criado por Spiga e Storelicious para o WordPress utilizando los Silk Icons.
Esta obra está sob uma licença Creative Commons.

João Henrique Firmino disse: 25.04.07 ás 08:07
Olha, eu desejo do fundo do coração que esses caras sejam contemplados com um curso da Visie, me abstenho de fazer qualquer comentário a respeito.
Raphael disse: 25.04.07 ás 15:13
E que nível hein =)
Rafael Marin disse: 25.04.07 ás 16:18
Já está mais do que claro o que eu penso a respeito dessa discussão sobre o termo “tableless” e sobre o nível das discussões sobre padrões web no Orkut.
http://rafaelmarin.net/tableless-nao-deveria-existir/
Abração!
Felipe Diesel disse: 25.04.07 ás 16:51
Não consegui ler tudo…
Mas não entendo por que toda essa discussão sempre em torno de nomenclaturas. Ainda mais por tableless ser um termo que só pegou no Brasil.
Benjamin disse: 25.04.07 ás 22:08
E não é somente porque o nome pegou apenas no Brasil que ele pode ser considerado errado.
Mas concordo na discussão inicial onde ele falou que tem gente que usa muito div. Em muitos layouts vejo divs desnecessários.
Micox disse: 26.04.07 ás 08:48
Bah, concordo com o Felipe.
Todos deviam deixar de preocupar com nomenclaturas e sim fazer o serviço certo!
Vitor disse: 26.04.07 ás 08:50
Conta-se uma história de um professor que foi visitar um parente ignorante, e resouveu o levar a praia(ele nunca tinha ido). Chegando lá o professor começou e explicar o que era cada coisa… Começou a dizer os nomes e o parente ouvia atentamente…
Até que o professor pegou um punhado de areia na mão e disse: “Isso aqui é areia…”. O parente prontamente retrucou: “Claro que não homem! Isso é água!”….
O professor sem entender nada disse novamente: “Meu amigo, isso se chama areia!!! A água molha, isso não…”. O parente novamente retrucou, e agora mais irritado: “Pare com essa bobagem!!! Todo mundo sabe que isso é areia!”…
O prefessor começou a se irritar e disse: “Quer ver como isso é areia?”, então jogou o punhado que ele tinha na mão em direção ao parente.
Atingido pelo punhado de areia o parente esclamou: “Pare de me molhar homem!!!”
Esta historinha simples explica bem que não importa do que você chame, o que é vai continuar sendo! Aplicando na terminologia TABLELESS acontece o mesmo… Não importa do que você chame, o que importa é a que você se refere.
Mas se você quiser falar certinho então use o termo correto que é Web Standards ou Padrões Web, pois caracteriza melhor. Tableless é apenas diminuir as tabelas e, se você vai se referir aos Padrões, ele se torna um termo pobre. Pois Padrões Web são muito mais do que só tirar algumas tabelas do seu site. Se trata de escreve-lo semanticamente.
Mas se você usa tableless para se referir aos Web Standards, não tem problema… Todo mundo se confunde… O nome pegou aqui no Brasil… Mas concordo que como desenvolvedores um pouco mais experiêntes deveriamos mudar a linguagem para que a nova geração de desenvovedores que está se levantando já aprenda do jeito certo!
Agora se o termo é certo ou não depende do uso que você der pra ele. Se você quiser se referir a usar menos tabelas, então TABLELESS é mais adequado, assim como se você quiser usar menos divs o termo mais adequado é DIVLESS… Mas se você quer se referir a desenvolver semanticamente o termo mais adequado é Web Stadards. Não quer dizer que tableless é errado, mas não é o mais adequado…
É isso ai… Espero ter ajudado a comunidade…
Abraços…
Vitor disse: 26.04.07 ás 08:53
Correção
Neste trecho:
O parente novamente retrucou, e agora mais irritado: “Pare com essa bobagem!!! Todo mundo sabe que isso é areia!”…
Ao invés de areia é água ali….
Leonardo Procópio disse: 26.04.07 ás 18:10
Maluco!!! o Nivel dos caras lá ta brabo em!!!
Supletivo, supletivo, supletivo…
Jader Rubini disse: 27.04.07 ás 21:58
Que beleza de discussão…
São “profissionais” assim que me fazem acordar de manhã e ter ânimo pra estudar mais sobre padrões web e internet em geral, com a certeza de que um dia eu terei o meu lugar ao sol (ou melhor, à sombra :))…
Tiago Celestino disse: 27.04.07 ás 23:07
Simplesmente uma conversa boba e sem noção. No final, tudo não se resolve.
Clênio disse: 28.04.07 ás 13:14
Eu sinto vergonha pela ignorância desse povo. puta merda…
orkut é realmente triste! Deveria existir um teste de Q.I. para entrar em certas comunidades (é,eu sei, ia ter no maximo 10 membros)
Iaron disse: 30.04.07 ás 05:09
Diego Eis foi bastante feliz em adotar o termo “TABLELESS” para divulgar padrões web em seu site (www.tableless.com.br).
Como foi um dos pioneiros a divulgar a nova tendência, seu site tornou-se única referência no Brasil chegando até a virar nome da “nova” forma de montar os layouts.
A tag , bastante polemizada, deve ser usada quando que se quer mostrar dados tabulares e não para se construir layout. No início sim, era a unica alternativa, mas com a vinda do CSS as coisas mudaram.
Padrões Web são apenas padrões. Ou seja, cada tag tem sua serventia e deve ser usada para fazer algum sentido.
Em suma:
- TABLELESS é o apelido dado por Diego Eis para a forma de montar layout via CSS (forma correta).
- Padrões Web são padrões adotados para que as tag façam sentidos e que os sites fiquem mais acessíveis.
wander lima disse: 11.05.07 ás 14:49
caramba, que rolo que os caras fizeram!!
Thiago disse: 18.05.07 ás 12:34
EU USO QUANTOS DIVS E UQUISER, O LAYOUT É MEU, SE NÃO QUISER NÃO ENTRE NO MEU SITE.
‘USE ESTE SERVIÇO COMO UM PRIVILÉGIO, NÃO COMO UM DIREITO’
GRATO. Tableless r0x se fosse uma mulher casava com ela!
Rafael Marin disse: 17.08.07 ás 20:41
@Thiago, é por esse tipo de coisa que eu desisti.
Sério. Continuo não acreditando que alguém teria coragem de dizer isso. Desde quando você faz sites para si mesmo? A Internet tá aí para divulgar informações mundo afora. Se esse não é o objetivo do seu site, vá para outro meio de comunicação, algum bastante introspectivo como o diário pessoal, que só você lê.
Nem falo mais nada.
Guilherme Bufoni disse: 12.01.08 ás 15:02
Tableless = Termo do inglês: “Menos Tabelas”
Antigamente os navegadores não tinham o CSS implementado, por isso os desenvolvedores eram obrigados a estruturar os seus sites utilizando tabelas, posicionar objetos com gifs transparentes e entre outras técnicas que parecem bizarras nos dias de hoje.
Mesmo depois dos navegadores implementarem o CSS de nível 2, muita gente continuou com o costume de estruturar o layout utilizando tabelas. Afinal, era assim que se fazia há anos! Aos poucos os desenvolvedores foram adotando o “tableless” para definir o layout dos seus sites.
Web Standards = Padrões Web
É um termo que não engloba apenas o modo que você define o layout do site, utilizando ou , mas construir um site seguindo as especificações propostas pela W3C (www.w3c.org), o que envolve MUITAAA coisa, linguagens de marcação, apresentação, semântica, acessibilidade, comportamento e etc…
Conclusão:
Tableless e Web Standards são dois termos diferentes, fazer um site em “tableless” NÃO significa que está seguindo os padrões da web.
A W3C não recomenda utilizar tabelas para estruturar as páginas do seu site, apenas para dados tabulares, como listas e apresentação de relatórios. (Que fique claro que não é proibido utilizar tabelas!).
A minha interpretação é que para você fazer um site seguindo os padrões da web (Web Standards), um dos passos é utilizar “Tableless”, já que é a própria W3C que recomenda, mas isso é APENAS UM dos passos.
Tableless tem que morrer. Jáhhh! — Rafael Marin disse: 22.02.08 ás 08:55
[...] foi por falta de aviso. E eu não fui o único. Diego Eis e Elcio Ferreira que me perdoem, mas hoje, 2008, eu concluo que eles foram muito, mas [...]
Rodrigo Simoni disse: 13.06.08 ás 12:12
Como profissional em TABLELESS, me recuso a fazer qualquer tipo de comentário ou manifestação.
Nícolas M Freitas disse: 21.07.08 ás 16:35
Eu li apenas duas paginas e me cansei, desculpe-me mas que discussão sem fundamento (para não dizer outra coisa). A um simples conceito para as duas definições; a webstandards é a padronizarão da maneira como as páginas são feitas, para assim haver uma harmonia em qualquer lugar que estas forem abertas, o tableless é uma técnica utilizada para a fabricação das páginas. Com tableless ou sem, pode-se estar em conformidade com a W3C ou não. Vai da educação e conhecimento de quem está por trás do projeto.
Tableless, não é errado, pois ela por si diz como deve ser usada, com menos tabelas. Está técnica apenas explora mais o CSS (indicado pela W3C).
Nícolas M Freitas disse: 21.07.08 ás 16:42
Eu concordo com Rafael Marin, os sites não devem ser feitos para si, mas para o mundo, creio que há profissionais muito bons, mas com pouca consciência cientifica e a favor da sociedade Web ou com outras pessoas.
Juiz Lalau Solto na praia disse: 21.07.08 ás 18:05
Grandes bosta…