em
2009: O ano em que o IE6 faleceu

2009: O ano em que o IE6 faleceu

Segundo a Astrologia, 2009 é o ano de tomar decisões que serão definitivas para o resto de sua vida, e a meu ver, esse também será o ano de falecimento do IE6, que já vem causando desconforto e discódia na web desde 2001, já se vão lá 8 anos de pleno martírio no desenvolvimento web. Se cada um fizer a sua parte, eu tenho plena certeza de que esse ano essa aberração irá desaparecer da face da terra, até o Google já entrou na onda aconselhando os usuários a utilizar o Firefox ou o Chrome para acessar seu cliente de e-mail em contrapartida da não utilização do IE6.

2009 também será o ano de lançamento de novas versões dos mais famosos browsers, como o Internet Explorer 8, Opera 10, Firefox 3.1. Somando a venda de novos pcs mais baratos que já vem com o Windows Vista e o Internet Explorer 7 instalado, tudo indica que ele irá desaparecer rapidamente, observem o gráfico de utilização abaixo cedido pelo Market Share:

Gráfico de utilização do IE6

Tudo indica que a montanha russa de utilização do IE6 agora só tende a descer, mas para isso todos devem colaborar, tomar consciência da utilização de um browser ultrapassado. Eu estou fazendo a minha parte, e você está fazendo a sua?

Comentários

  1. Só tenho usado para testar sites de clientes quando em desenvolvimento.

    Já vejo o IE6 como passado.

    Abraço

    por Alexandre de Oliveira Responder
  2. E vai tarde…

    por Jonatan — Responder
  3. E vai tarde… [2]

    Deus te ouça!

    Eu dô suporte pra IE6 porque sou obrigada. Senão, ia deixar avisos pra “use um browser para navegar na internet, e não ISSO.” e ser feliz pra sempre!

    por Marta Responder
  4. E vai tarde… [3]

    O problema é que você desenvolve um site.. o cliente liga dizendo que na casa da mãe dele.. o site não funciona. Ela usa IE6 e não faz a menor ideia de como mudar isso.

    E ai? Senta e Chora?

    A solução mais viavel seria a microsoft obrigar a atualização para o IE7

    por Gerson Souza Responder
  5. Espero que sim. Mas alguns de meus sites ainda possuem mais de 85% dos acessos via IE, desses 85% mais de 50% são IE6, nesse caso eu ainda não vejo a luz do fim do túnel!

    por Joabe — Responder
  6. E Vai tarde… [4]

    Mandei uma vez até um e-mail para UOL fazendo um apelo para que eles publicassem uma matéria falando sobre o IE6.0 para o usuários se atualizarem só que não obtive sucesso, só me responderam falando que estariam olhando sobre assunto.

    por Rafael Carlos Responder
  7. A questão da atualização obrigatória para IE7 pela Microsoft já acontece. A maioria dos usuários, entretanto, ainda usam Windows XP pirata, não-original. Assim, quem atualiza o XP sofre com a instalação do Genuine não-sei-o-que-lá, que verifica se o Windows é original. Então o cara vai lá e desativa a atualização automática.

    Se a pessoa ainda usa IE6, provalmente não entende muito de computador. Sendo assim, seria sensato pensar que a maioria destas pessoas manda instalar o Windows em algum serviço qualquer. Os técnicos lá colocam Windows pirata e desativam a atualização para que funcione eternamente. (esta teoria carece de revisão, hehehe)

    por Alexandre de Oliveira Responder
  8. E vai tarde… [5]

    @Alexandre de Oliveira,
    Existem várias maneiras de fazer um windows pirata “achar que é original”…hahaha

    ———-

    Bom, realmente o uso do IE está caindo continuamente a alguns anos, mas não acho que ele acabará em 2009.
    O Fim do IE 6 depende de vários fatores, existem muitas empresas que não trocarão seus windows XP pelo Vista, e nem se preocupam em atualizá-lo. Ainda vejo gente usando o windows 98 (parece difícil de acreditar). E para o usuário é comodo abrir seu navegador antigo e ter total suporte, ele nem precisa se preocupar em atualizar.

    Particularmente vou continuar o suporte ao IE6, principalmente devido ao público alvo dos meu clientes.

    por Igor Responder
  9. O IE6 não deve morrer ainda este ano por um motivo também: Aplicações legadas rodando em grandes parques corporativos. Não é mole atualizar a aplicação testar, homologar e daí atualizar centenas ou milhares de computadores numa rede. Alguns sistemas que mantenho ainda utilizam alguns componentes ocx que só funcionam no IE6, aí além de o pessoal que desenvolveu a aplicação ter que atualizá-la, o que é até fácil, teriam que mandar pessoal para atualizar instalações em vários clientes espalhados por quase todo o Brasil. Um alto custo para algo que atualmente está funcionando perfeitamente bem.
    Claro que seria melhor se fizessem uma aplicação cross-browser e…
    Muito melhor se o IE6 não tivesse existido.

    por Vagner Aniceto — Responder
  10. Existe um grande problema com os usuários que utilizam o Windows XP SP2, até por que quando se instala o Windows, pois com ele é instalado o IE6. É uma realidade que não podemos fugir.

    Imaginem, será que agora teremos o IE6, 7 e 8 para validar? Não sei não, mas parece que a Microsoft insiste em ter esse diferencial.

    Um abraço a todos.

    por Alex Batista — Responder
  11. Ah, como eu adoraria enterrar o IE6 este ano. Infelizmente a realidade, principalmente no Brasil, parece desmentir essas estatísticas. No Brasil a maioria das pessoas que usam IE, mal sabem ( ou não sabem) o que é um browser. Elas simplismente sabem que precisam clicar num ícone azul que faz aparecer um programa onde ela digita a URL do site e pronto. E se tivermos a oportunidade de colocar um Firefox ou Opera, por exemplo, essa pessoa é capaz de demonstrar até resistência em usar, porque não tem mais aquele ícone azul com um “e” no meio.
    Além disso, vivemos num país onde a pirataria e a falta de informação (também pelo desinteresse das pessoas) já são parte da nossa cultura. É muito difícil conscientizar uma quantidade significativa de usuários leigos a atualizarem seu software.

    Será maravilhoso quando chegar o dia em que não precisaremos escrever uma linha de código sequer, pensando no IE6 (e sem querer pedir de mais, mas já pedindo, o IE7 também:))

    por Edilson de Souza Responder
  12. O pior de tudo isso é que a Microsoft pode criar uma nova versão do IE, quem sabe o 9 ou qualquer outra, totalmente fora dos padrões da W3C, pois eles tem mercado, todos vão instalar o Windows e estar com aquele browser podre.

    Não dá pra pensar que daqui pra frente estamos livres, que tudo caminhará em direção aos web standards, pois, como todos já devem estar carecas de saber, a Microsoft é uma caixinha de surpresas e vai fazer de tudo para manter a dianteira.

    por Alexandre de Oliveira Responder
  13. @Alexandre,

    Já faz um tempo que a M$ está na briga pelos softwares de desenvolvimento, ela não arriscaria “queimar seu filme” com esse nicho.

    por Igor Responder
  14. Pra quem ainda não viu, o IMasters lançou uma campanha muito interessante para tentar acabar com o IE6:

    http://imasters.uol.com.br/crossbrowser/

    Até que enfim um site grande está fazendo alguma coisa.

    por Pedro Rogério Responder
  15. Cara, no sistema CMS que disponibilizo aos meus clientes coloquei um aviso GIGANTE para que atualizem o navegador sempre que o cms é acessado pelo IE6. Deu resultado. Dentre os quase 50 clientes que o utilizam, mais da metade já fez :D

    Vou aderir ao selo Too Cool for IE…hehehe

    Grande abraço e um ótimo 2009.

    por Jackson Responder
  16. Pingback: Profissionais TI

  17. Muito bom! Eu usava comentários condicionais pra dizer ao usuário de IE 6 pra baixar outros browsers!
    Pra não ter que usar Javascript, eu prefiro usar uma DIV ‘fechável’ lá em cima. Mas até que enfim, o iMasters, um site grande participando da morte do IE 6!!

    por Paulo Responder
  18. E vai tarde… [6]
    Só isso mesmo, discussão sobre o tema é perda de tempo, considerando que ele tá morrendo e a gente tá ficando feliz :)

    por gOk — Responder
  19. Eu tenho PCs que ainda usam o IE6!

    por zeca — Responder
  20. Vamos estudar o Zeca e dissecá-lo, assim conheceremos o perfil dos IE6ers.

    Zuera viu, Zeca

    por Alexandre de Oliveira Responder
  21. E ja vai tarde [48452698]
    como eu queria enterrar o IE6 esse ano [2]
    Muito melhor se o IE6 não tivesse existido[2]

    Felizmente, ja ha o anuncio que o windows 7 tera a opção para remover o ie8, mas quanto ao 6… deveria ser proibido, o seu uso.
    Deveria haver uma multa para quem fosse pego usando IE6, e eu certamente denunciaria vários, hehe…
    Mas falando sério, o declinio do reino do IE6 é grande, e a versao 8 do IE, felizmente, é mais respeitável… ainda ruim, mas respeitavel.
    Procuro fazer com que minhas aplicações web funcionem corretamente em qualquer navegador, o que inclui o IE6, porém, sempre que posso, coloco na ajuda do sistema, ou informações sobre o sistema, ou nas dicas de uso, bons motivos para se abandonar o IE6, e por que nao, o IE.
    Tenho um IE6 rodando, para testar, mas o conteudo do outro artigo, sobre como usar IE6, 7 e 8 na mesma maquina, vai quebrar um galhão, tambem.

    Abraços.

    por Felipe Responder
  22. Tragam o champagne!!
    E ja vai tarde [48452698x10³]

    Isso é um passo a frente, considerando que ele atrasava a evolução de websites.

    por Leandro — Responder
  23. Eu pessoalmente nunca usei hacks para trabalhar igual em todos browser, sou grande conhecedor dos padrões w3c e de css e usando o css sempre consegui fazer um padrão para todos navegadores, meus sites funcionam até no ie5.01 e ie5.5. Mesmo que ele “desapareça” sempre haverá um XP com ele no minimo para atrapalhar. Acredito que isso não seja uma noticia 100% verdadeira, duvido muito que ele suma e ainda mais este ano.

    A não ser que o usuario seja advertido pelo “site” que deve atualizar o navegador.
    Usuarios leigos e tecnicos que não fazem um serviço 100% bom ainda permanecerão com IE6, não por gostarem, mas por desconhecerem até mesmo o sentido do que é um NAVEGADOR, muitos nem sabem o que é um navegador. No exterior pode estar evoluindo, mas no Brasil onde possuimos uma taxa de DESCONHECEDORES dos termos principais da informatica, ou melhor dos termos basicos, nesse caso não sabem nem o que é “desktop”, ou não sabem o que é barra de endereço, serão estes, que são muitos(muitos mesmo), que continurão com o IE6.

    Ainda existe muito caminho que o IE6 irá trilhar. Mesmo que muitos se esforcem, no fundo a culpa é da microsoft que cada vez desenvolve softwares pesados, fazendo com que a maioria ainda prefira o XP.

    É triste mas ie6 ainda tem caminho.

    por Silverfox — Responder
  24. Pingback: Twitter Trackbacks for 2009: O ano em que o IE6 faleceu » Pinceladas da Web - XHTML, CSS, JavaScript e WebStandards [pinceladasdaweb.com.br] on Topsy.com

  25. Ufa! Menos uma pedra no caminho !

    por Danilo Responder
  26. E sobre ie7??

    será q podemos deixar de criar soluções para essa versão?

    abss.

    por Rangel Responder
  27. Cara eu to sofrendo por causa do IE6
    To desenvolvendo um site de bolsas, para uma cliente. Do qual ja estou utilizando o HTML5, so que a maioria dos clientes delas usam o WINXP, e o Internet Explore 6.
    E ai eu vejo a dona liga para mim e começa aquela maldita reclamação,aquela chingação, falação na minha orelha, para eu da um jeito que o site ta todo fora do lugar, blablablabnla… fui descobri, e tive que usa HACKS para faze o site funcionar no IE6 ou seja perda de tempo.

    O iE6 so vai morre definitivamente quando o XP tambem morre.
    Foi o que aconteceu como o 98, so morreu o IE5 porque o 98 morreu..

    por Renato Charles — Responder
  28. Demoro d+ pra isso acontecer.

    por Rangel Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>