em
Quero aprender HTML. E agora?

Quero aprender HTML. E agora?

HTML

Me lembro como se fosse hoje quando tive meu primeiro contato com HTML. Isso foi a cerca de 4 anos atrás, a primeira coisa que fiz foi um menu utilizando listas desordenadas, depois que apliquei CSS então, não parei mais de estudar. Vi que a partir dalí muita coisa poderia ser feita, o que me limitaria era somente a minha criatividade.

Foi então que comecei a pesquisar, pesquisar, visitava sites como o do Maujor, Tableless e vários outros sites em busca de apostilas sobre HTML. A primiera impressão o HTML pode ser fácil, como alguns acreditam que seja, mas não, não se afobe, pois o HTML é uma linguagem muito rica e você pode se iludir pensando que vai dominá-lo em 1 ou 2 dias de aprendizado.

Eu mesmo passo por alguns problemas quando preciso desenvolver algo utilizando tabelas, sim, não me dou bem com tabelas, eu pulei essa parte quando comecei a aprender e já fui direto para os WebStandards. Mas entenda que eu não quero dizer aqui que você não deve aprender a mexer com tabelas, deve sim, mas acho muito mais interessante você dominar primeiro divs, para só depois então aprender a mexer com as tabelas.

O que mais vejo hoje em dia são os cursos ensinarem seus alunos primeiramente a estruturar sites com tabela para só depois então dar uma breve introdução aos WebStandards. Antes de tudo, tabelas foram feitas para dados tabulares, não para estruturar sites. Para terem idéia do que estou falando é tão grave, na faculdade onde faço curso de WebDesign, nas aulas de HTML o professor só citou a existência de tabelas no HTML, mas e aí? Onde entram as divs, tags de título, parágrafo, blockquote, cite, span, strong? O HTML não se resume somente a tabelas, não se prenda a isso. Uma outra coisa também é que vejo que muita gente não sabe para que serve o Doctype. Não, ele não é simplesmente uma linha de código que o Dreamweaver insere no arquivo HTML, o buraco é bem mais embaixo. Para você ter idéia, veja as consequências de você não inserir um doctype em um arquivo HTML.

A dica que dou para quem quer aprender HTML hoje é: Escolha uma ferramenta que atenda as suas necessidades, procure sites especializados sobre o assunto, converse com profissionais que já estão na área a algum tempo para que eles possam lhe indicar sites confiáveis, pois ao mesmo tempo que você encontra muito conteúdo bom por aí, também existe muita porcaria. Um ótimo livro que indico para aqueles que querem começar é o Livro HTML do Maujor. Com certeza é um dos melhores que já vi. Caso você queira indicar algum site ou livro para aqueles que estão inciando, deixe aí na área dos comentários.

Comentários

  1. Até hoje eu me embanano pra criar uma simples tabelinha. Acho q é um trauma do tempo q fazia sites com tabelas, e era necessário usá-las p/ tudo, hahahah!

    Tive um professor no técnico q me deu a primeiro contato com HTML. E foi usando tabelas, isso há uns anos atrás… Um horror, :-P

    Foi pelos mesmos sites q vc citou (como Tableless e Maujor) q comecei a fazer Tableless.

    T+

    por Francisco Responder
  2. Eu aprendi de uma maneira não muito boa também, tabelas e frames até não poder mais, rpofessor afirmando que DIV passa um traço na tela, que voce tem a abrir o INICIO e o COMEÇO da tag pra n se perder… entre outros, depois descobri o tableless e aí começou a ficar divertido, Maujor acho q eh referência pra maioria da galera, apesar de eu andar meio de cara com os comentários dele sobre html5…hostilidade… meeedo do dinossauro da CSS sahuashuashuas

    por Renie Responder
  3. As escolas brasileiras são todas um putaria, em todos os aspectos e sem exceções..

    por Sérgio Rodrigues Responder
  4. uma…analfa

    por Sérgio Rodrigues Responder
    1. Quem torna o aprendizado e faz o aluno melhor, é ele mesmo. Escolas, Universidades todas vão te mostrar o norte, cabe a você seguir, ou apenas aprender o que eles passam.

      Por isso o povo brasileiro é assim, acha que entrar numa universidade já vai sair um Phd.

      Não corra atrás de livros, cursos foras e etc.. ;)

      por Rodrigo — Responder
  5. você poderia sugerir alguns sites de WebStandards e HTML para os que estão começando fora o Tableless e o do Maujor?

    por Guto — Responder
  6. Eu também aprendi direto os webstandards. Pelo seu artigo, Pedro, vi que tua faculdade de webdesign é tão ruim como a minha. Mas não são instituições de baixa qualidade que nos limitarão, não é mesmo? O HTML é apenas a ponta do iceberg não implementação de um site. Necessita um estudo sim, porque é fácil de entender como funciona, mas menos fácil na prática. Minha dica é óbvia: dedicação. Não se sintam “burros” nas primeiras dificuldades, pois elas virão. Tenham disciplina, afinal, HTML é a ponta do iceberg.

    por Leonardo Borges — Responder
  7. eu não tenho ajuda alguma,na onde eu moro não tem muitos proficionais desse ramo.to aprendendo na marra HTML,CSS,a unica ajuda que tenho é com video aulas e apostila,e algumas pessoas no msn.
    Meu sonho é trabalhar com webdesigner futuramente!
    (Mario Sérgio – 17 anos)”sonhador”

    por Mario Sérgio — Responder
  8. “Foi então que comecei a pesquisar, pesquisar, visitava sites como o do Maujor, Tableless e …”

    Na minha busca(vivida atualmente) acrescentei um sitizinho lá.. Pinceladas Da Web, conhece??

    por Guilherme Schvarcz Franco — Responder
  9. Axo q já passados da época das tables serem coisa do passado. Alguém q usa elas pra layout tá pior q o sobrinho q faz site. Já naum é mais um problema deo profissional ver noob roubando o trabalho dele, é do burro q contrata o noob e se ferra.

    Falando sério agora, é só saber onde usar. Themes do Drupal ainda usam, apesar da comunidade andar criticando pesado pra assustar os donos dessas themes. A theme q ando desenvolvendo pro WordPress vai ter, é a forma mais simples q encontrei de implementar fixed width sidebars com flexible width content.

    hahaha o Guilherme levantou mesmo a bola do Pedro hein! :D e nem pra receber um reply do mestre coitado…

    por Hikari Responder
  10. Eu também me apaixonei por HTML faz pouco mais de 1 ano. Comecei no site html.net e baixei um montão de apostilas no Apostilando.com. Já fiz 4 cursos on-line e graças a deus nunca tive problemas com tabelas. Já faz um tempo que eu tô me dedicando ao CSS e quero mais na frente aprender JavaScript, porque eu não entendo absolutamente nada dessa linguagem. Moro numa cidade pequena que não ter cursos e muito menos profissionais da área, e tudo o que eu já aprendi foi através da net. O pessoal daqui acha que eu sou louco por estudar “esse negócio de HTML”, mas eu quero aprender mais e mais.

    por Eric Ferreira — Responder
  11. It’s really a great and helpful piece of information. I’m satisfied that you shared this useful info with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.
    tiffany outlet recently posted..1

    por Camilla Delmage Responder
  12. Pingback: Links do mês (Janeiro 2013) - Erika Sarti blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>