em
MySQL – Administração e Ferramentas de Desenvolvimento

MySQL – Administração e Ferramentas de Desenvolvimento

MySQL Tools

Se você está desenvolvendo aplicações tanto para desktop ou web e está usando como um mecanismo de banco de dados o MySQL, existem algumas ferramentas para melhorar e agilizar a fase de modelagem de banco de dados, implantação e gestão.

Abaixo você verá ótimas ferramentas para se trabalhar com MySQL que irão lhe ajudar a melhorar o rendimento no desenvolvimento de sua aplicação web ou desktop.

MySQL GUI Tools (Win, Linux, MAC)

MySQL GUI Tools (Win, Linux, MAC)

O MySQL GUI Tools é um conjunto de ferramentas multi-plataforma, que incluem: MySQL Administrator, MySQL Query Browser e MySQL Migration Toolkit.

MySQL Workbench (Win, Linux, MAC)

MySQL Workbench (Win, Linux, MAC)

MySQL Workbench é uma plataforma para o servidor MySQL que pode ser usado para escrever e executar consultas SQL e scripts, editar dados, projetar visualmente os modelos de banco de dados e gerenciar o Servidor MySQL.

MySQL Control Center (Win, Linux, MAC)

MySQL Control Center (Win, Linux, MAC)

MySQL Control Center é um programa para criação e administração de banco de dados. Ele permite múltiplas conexões simultâneas ao servidor MySQL, MDI, salva as credenciais de login, importação e muito mais.

SQuirreL SQL (Win, Linux, MAC)

SQuirreL SQL (Win, Linux, MAC)

SQuirreL SQL Client é um cliente gráfico de SQL escrito em Java que lhe permitirá visualizar a estrutura de um banco de dados JDBC, procurar os dados em tabelas, executar comandos SQL, etc

Aqua Studio (Win, Linux, MAC)

Aqua Studio (Win, Linux, MAC)

Esta completa IDE, tem quatro grandes áreas de funcionalidade: consulta de banco de dados e ferramentas de administração, uma suíte de ferramentas de comparação de bancos de dados, controle de origem e sistemas de arquivos; cliente integrado de controle de versão para Subversion (SVN) e CVS, e um modelador de banco de dados poderoso. O Studio tem uma interface única e consistente a todas as principais bases de dados relacional, isto permite que o desenvolvedor possa efetuar simultaneamente várias tarefas dentro de uma única aplicação.

Navicat Lite MySQL Admin Tool (Win, Linux, MAC)

Navicat Lite MySQL Admin Tool (Win, Linux, MAC)

Navicat é rápido, confiável e popular e é uma poderosa ferramenta de administração de banco de dados, desenvolvido para simplificar o gerenciamento de banco de dados e reduzir custos administrativos. Projetado para atender as necessidades dos administradores de banco de dados, desenvolvedores e pequenas e médias empresas, Navicat é desenvolvido com um interface intuitiva que lhe permite criar, organizar, acessar e compartilhar informações de forma segura e fácil.

Sequel Pro (MAC)

Sequel Pro (MAC)

Sequel Pro é rápido, fácil de usar e é um aplicativo para Mac OS X de gerenciamento de aplicativos que trabalham com bancos de dados MySQL. Dá-lhe acesso direto a banco de dados MySQL em servidores locais e remotos.

yourSQL (MAC)

yourSQL (MAC)

YourSQL destina-se a ser um programa fácil de usar tanto para um novato, bem como o usuário avançado. Ele fornece acesso a recursos avançados do MySQL, tais como índices, tabelas InnoDB, multi-scripts SQL e multi-threaded e tarefas de administração de backups ou similares.

DB Tools Manager Professional (Win)

DB Tools Manager Professional (Win)

DBManager é uma aplicação bastante poderosa de gerenciamento de dados. Com suporte nativo para MySQL, PostgreSQL, Interbase / Firebird, SQLite, Tabelas DBF, MSAccess, MSSQL Server, Sybase, Oracle e ODBC, tornando-se a aplicação de banco de dados mais avançado. A edição livre (Standard Edition) tem um conjunto mínimo de características que o torna ideal para usuários de banco de dados efetuar o gerenciamento.

DreamCoder for MySQL (Win)

DreamCoder for MySQL (Win)

DreamCoder trabalha com todas as versões de MySQL de 3.23 até 6.0 e ele suporta todos os recursos do MySQL, incluindo tabelas, views, procedures, funções, triggers, tabelas InnoDB, chaves estrangeiras, UDFS, BLOB Types, etc. Ele também inclui as opções mais avançadas para manipulação de dados , construir consultas visualmente, executar consultas, execução de scripts, geração de relatórios, acompanhamento de dados e exportar e importar dados de / para formatos mais populares. DreamCoder para o MySQL é de fácil utilização para o usuário iniciante.

MySQL-Front (Win)

MySQL-Front (Win)

Esta interface gráfica para o banco de dados MySQL, é uma “aplicação” real”, que pode oferecer uma utilização mais refinada da interface. Isso é possível pois o sistema foi desenvolvido em PHP e HTML. As respostas são imediatas, já que não há necessidade de recarregar as páginas HTML. Se o seu provedor permite conexão direta com o MySQL, o MySQL-Front pode fazer contato direto com o banco de dados. Caso contrário, apenas um pequeno script precisa ser instalado no site de publicação. Informação de login serão guardadas no seu disco rígido, então você não precisa mais fazer logon em interfaces de web diferentes.

HeidiSQL (Win)

HeidiSQL (Win)

HeidiSQL é um programa para Windows de administração de banco de dados fácil de utilizar. Ele permite a você sincronizar tabelas entre dois bancos de dados, gerenciar privilégios de usuário; importação / exportação, navegar e editar a tabela de dados; criar e editar procedimentos armazenados, e muito mais. Você também pode executar HeidiSQL no Linux com Wine.

SQLyog (Win)

SQLyog (Win)

É uma aplicação desktop para gerenciar, executar consultas SQL, backups, restaurações e outras opções para melhorar o trabalho com MySQL.

Toad for MySQL (Win)

Toad for MySQL (Win)

Toad for MySQL é uma ferramenta administrativa para banco de dados que permite: o desenvolvimento da consulta, o projeto do banco de dados, administração do banco de dados, gerenciamento de dados, relatórios, gerenciamento de projetos e automação.

MyDB Studio (Win)

MyDB Studio (Win)

MyDB Studio é um conjunto de poderosas ferramentas para administração do MySQL Server. Possui suporte a SSH, e ainda lhe permite conectar-se ao servidor remoto mesmo que ele não permita conexões remotas.

EMS SQL Manager (Win)

EMS SQL Manager (Win)

EMS SQL Manager é uma ferramenta poderosa para a administração e desenvolvimento de banco de dados. Os recursos incluem MySQL triggers, views, procedures e funções, chaves estrangeiras, que lhe permite criar / editar todos os objetos do banco de dados MySQL, criar tabelas em modo visual, executar scripts SQL, importação e exportação de dados do banco de dados, gerenciar usuários e seus privilégios entre outros recursos úteis. Existe uma versão comercial, mas a versão gratuita oferece vários recursos.

MyCon – MySQL GUI (Win)

MyCon – MySQL GUI (Win)

MyCon é uma poderosa ferramenta para administrar e trabalhar com banco de dados MySQL. Este cliente fácil de usar inclui todas as funcionalidades e ferramentas que você precisa para ser produtivo no MySQL como um desenvolvedor DBA.

phpMyAdmin (Web)

phpMyAdmin (Web)

phpMyAdmin é uma das mais populares ferramentas para MySQL baseadas na web de administração de banco de dados escrito em PHP. Ele suporta uma ampla gama de operações com o MySQL. As operações mais utilizadas são suportados pela interface do usuário (gestão de banco de dados, tabelas, campos, relações, índices, usuários, permissões, etc), enquanto você ainda tem a capacidade de executar diretamente qualquer declaração SQL.

MySQL Sidu (Web)

MySQL Sidu (Web)

Sidu (Select, Insert, Delete, Update) é um cliente para MySQL baseado na web fácil de usar. Além de administração padrão do MySQL você pode usar Sidu para administrar os dados em duas colunas; protege seus dados com múltiplos firewalls; administrar acessos facilmente; filtro e as tabelas de classificação para exportação.

VFront (Web)

VFront (Web)

VFront é um dinâmico administrador de banco de dados para o MySQL ou bancos de dados PostgreSQL escrito em PHP e Javascript. Com VFront você pode criar formas para gerenciar os seus dados no estilo AJAX, regras diferentes e privilégios para os grupos, relatórios em XML, HTML, PDF, estatísticas e muito mais.

MySQL Ajax Table Editor (Web)

MySQL Ajax Table Editor (Web)

Este é um aplicativo de código aberto (compatível com PHP4 & PHP5) que lhe permite criar rapidamente páginas de administração de banco de dados MySQL e administrar tabelas. Seu editor MySQL tem a capacidade de administrar várias tabelas e manter a funcionalidade de busca e é escrito em AJAX.

Adminer (Web)

Adminer (Web)

Adminer é uma completa ferramenta de administração MySQL escrito em PHP. Consiste em apenas um único arquivo pronto para implementar no servidor de destino. Suporta tanto o PHP 4.3 + e PHP 5 com sessões habilitado.

MySql Lite Administrator (Web)

MySql Lite Administrator (Web)

MySql Administrator Lite é uma aplicação baseada na web desenvolvida em PHP que irá ajudá-lo a inserir e atualizar dados em seu banco de dados MySQL.

AeroSQL (Web)

AeroSQL (Web)

AeroSQL é uma ferramenta baseada em código aberto para gerenciamento de MySql. A característica fundamental é a administração intuitiva do conteúdo do banco de dados.

MySQLDumper (Web)

MySQLDumper (Web)

MySQLDumper é uma ferramenta para backup de bancos de dados MySQL baseada em PHP e Perl. Você pode facilmente guardar seus dados em um arquivo de backup e – se necessário – restaurá-lo. É especialmente indicado para servidores de hospedagem compartilhada, onde você não tem acesso shell.

phpMyBackupPro (Web)

phpMyBackupPro (Web)

phpMyBackup Pro é um muito fácil de usar, é um aplicativo escrito em PHP para backup de banco de dados. Ele permite que você gerenciar, restaurar backups de banco de dados via download ou e-mail.

WWW SQL Designer (Web)

WWW SQL Designer (Web)

WWW SQL Designer é uma ferramenta baseada na web de modelagem visual de SQL que permite desenhar projetos ER, editar tabelas e linhas, gerenciar as chaves, criar relações de restrições (FK), salvar e carregar desenhos e esquemas de importação de banco de dados.

SQL Buddy (Web)

SQL Buddy (Web)

SQL Buddy é um editor de código aberto para MySQL baseado na web desenvolvido em PHP. Basta descompactar os arquivos para seu servidor e ele já está pronto para utilizar. Logins são tratadas diretamente pelo MySQL, e você pode criar tantas ou tão poucos usuários como você quer.

Comentários

  1. Rapaz, isso, sim, que é mostrar um set de ferramentas para MySQL! Ficou muito bom o artigo!

    Abraços!

    por Tárcio Zemel Responder
    1. Passei mais ou menos 5 dias somando conteúdo para colocar esse artigo no ar. Obrigado.

      por Pedro Rogério Responder
      1. passou 5 dias juntando tanta coisa, mas não ajudou muito assim não.
        Conhece o paradoxo da escolha? Eaí eu só preciso de uma, qual é melhor?

        por Acaz Souza Pereira —
  2. Realmente é um excelente artigo! Não conheço a metade dessas ferramentas.

    Atualmente estou usando o navcat ele está me atendendo muito bem.

    Abraços!

    por Fabiano Fonseca Responder
  3. Eu uso Navicat e SQLyog.

    por Alexsandro Responder
  4. SQLyog é muito legal, já tive a oportunidade de usá-lo. Hoje estou mais no PhpMyAdmin.

    Muito bom post mesmo Pedro, vlw e parabéns!

    por Alexandre Mattos Responder
  5. Excelente Post, Parabéns Pedro…
    SQLyog eu recomento.

    por Cristian Piero — Responder
  6. *SQLyog eu recomendo.

    por Cristian Piero — Responder
  7. Muito bom esse artigo!
    Excelente referencia para varias ferramentas!
    Parabens!

    por eek_ Responder
  8. O Mysql Gui Tools foi descontinuado e suas funções foram incorporadas no MySQL Workbench.

    Sequel Pro é excelente!!

    por Jair Henrique — Responder
  9. Utilizo o Workbench. Parabéns Rogério por selecionar este conteúdo, muito bom.

    por André D. Molin Responder
  10. Opa,

    Ai sim hein Pedro, parabéns novamente pelo conteúdo abordado.

    Abraços !

    por Diego Cardoso Responder
  11. legal..uso mais o phpmyadmin..

    por Sérgio Rodrigues Responder
  12. Pingback: abcphp.com

  13. Great post! Also check out Oracle’s free SQL Developer. http://www.oracle.com/technology/products/database/sql_developer/index.html. Win, Linux, Mac. Oracle, MySQL, SQL Server, Sybase, DB2 via JDBC drivers.

    por waxer — Responder
  14. nossa, isso é quase um catálogo, muito bom.

    por Guto — Responder
  15. Não sabia que o MySQL Front tinha voltado! O desenvolvedor desistiu do software por causa da pirataria. Mas pelo o que li lá no post do blog deles, um novo programador assumiu.

    Legal, eu acho ele bem prático.

    Ótimo post.

    por Bruno — Responder
    1. Não sabia dessa, pensei que só tinha dado algum problema no servidor, notei que agora se chama SQL-Front, pelo que percebi mudou algumas coisas visuais e talvez alguns bugs que não tenha percebido, mas o serial que eu usava no MySQL-Front também pega neste outro normal.

      por Anderson Custódio Responder
  16. Good collection, this is what I was looking for:). Thanks

    por SMiGL Responder
  17. vou fazer um pedido, poderia fazer um artigo sobre CMS?

    por Guto Responder
    1. Fiz um post a um tempo atrás sobre alternativas ao WordPress:

      http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2008/10/06/38-alternativas-ao-wordpress/

      por Pedro Rogério Responder
  18. Muito bom o artigo. Eu uso no trabalho o Toad (parente do sql navegator) e é muito bom. Recomendo.

    por Marco Malaquias Responder
  19. Pergunto, como cara do WWW SQL Designer fez aquelas linhas que conectam os elementos??? Aqui é muito bom. Um elemento de GUI que nunca ví daquele jeito feito com JS. Pode ser usado em vários outros tipos de programas.

    por Samuel Corradi Responder
    1. Ele usou SVG (Scalable Vector Graphics).

      por Pedro Rogério Responder
  20. Se tivesse como dar uma nota certamente seria nota 10 para esse post…

    Parabénssss!

    por Daniel — Responder
  21. Thanks Pedro.
    A great post indeed.

    por Nelson — Responder
  22. Não imaginava que tinham tantas opções assim. Eu uso o phpMyAdmin por que vem junto no xampp e também está presente no cPanel. Faltou dizer qual desses você usa.

    por Cleber Responder
  23. Testei o DataArchitect da Thekompany (http://www.thekompany.com/products/dataarchitect), parece promissor, pena que não consegui fazer a engernharia reversa do meu BD, aparece a mensagem “Parent does not have data connection compabilities” e não da em nada.

    Estou usando BD PostgreSQL v.8.4x no Windows 7.

    por Moisés Paes Sena Responder
  24. Atualmente uso do DbDesigner http://www.fabforce.net/dbdesigner4/, que não aparece na lista, fica ai mais uma dica pra quem esta procurando uma forma amigavel de fazer a modelagem de dados.
    Abraço

    por Peri — Responder
  25. POde parecer estupidez, mas a solução para p PHPMYADMIN parar de apresentar erro de conexão com o MYSQL é muito simples.
    No arquivo PHP.INI na linha extension=php_mysql.dll, deve-se remover as aspas que ficam em php_mysql.dll. Feito isto, bastou recarregar o servidor e tudo estava funcionando.
    Espero ter ajudado.

    por Alexandre Coelho Responder
  26. como faço qnd a conexão t dando erro como: erro no 127.2.1?

    por livya — Responder
  27. achei muito interessante, mas como iniciante queria uma ajuda….algumas dessas ferramentas apresentadas se assemelha ao database desktop utilizado com o delphi? obrigado

    por elton — Responder
  28. Puxa, parabéns pelo trabalho.
    Estou começando o trabalho com SQL, fazendo um curso no http://www.bluesoft.com.br (estou a 50% do curso. Ainda, é “de grátis”!
    Legal o trabalho do André Milani, que dá o curso.
    Quando fui procurar alternativas para o workbench, achei um montão aqui.
    Alguém poderia dar uma sugestão para um iniciante, fora do Workbench?
    Mais uma vez: parabéns!

    por André Martins — Responder
  29. Cara, você é d+, estava procurando ferramentas para gerenciar meu banco de dados mysql na web, eu usava o phpmyadmin, mas não estava satisfeito, até encontrar esse site…
    Brigadão mesmo.

    por Jonathan Responder
  30. ótimas dicas.
    estava com um BD grande para exportar, baixei o Sequel Pro (MAC) e… problema resolvido!
    Fantástico.

    por samuel Responder
  31. I will say that with the QB play at the level we have now with a healthy Joe, Brown, and J Grey running the wildcat, we can count on at least 2 more wins.

    por Shawanda Hanock Responder
  32. Ola!
    alguem me ajude, por favor estou precisando de uma tela para consulta..
    vou explicar melhor (sou iniciante)
    Preciso de uma interface de pesquisa onde eu possa adicionar os campos..
    tipo buscar por:
    data/cnpj/nome/codigo/endereço e outros.
    onde é integrado ao mysql.
    pois tenho muitas planilha e alguns funcionario precisam de algum tipo de informação.
    tem algum programa onde eu possa ter esta interface que eu possa colocar botões de comando direto do banco de dados e campo de pesquisa por data e nome e etc?
    desculpe a forma de tentar explicar…(iniciante em mysql)
    Obrigado a todos.

    por cristiano — Responder
  33. Excelente, parabéns!!

    por Daniel Responder
  34. Por favor, qual Administrador de MySql bom e que seja free?
    Obrigado.

    por Ozelo — Responder
    1. uso o SQLyog, free use MySQL GUI Tools.

      por dmb sites — Responder
  35. Pingback: Ferramentas de Administração Mysql | DesenvolvedorSA

  36. Belo post!

    por Carlos Marugan — Responder
  37. Pingback: MySQL (Administração e Ferramentas de Desenvolvimento) | Gestão em Sistemas de Informação PE

  38. Hasta ahora no he encontrado una nueva herramienta genial para trabajar con MySQL – Valentina Studio. Es la edición gratuita puede hacer las cosas más de las muchas herramientas comerciales!
    ¡Muy recomendable comprobarlo. http://www.valentina-db.com/en/valentina-studio-overview

    por victor — Responder
  39. Preciso saber criar bd no mysqlfront

    por Adilson Calixto — Responder
  40. Gostei e adorei!!!!

    por Moisés canguele moises — Responder
  41. Bom dia! Preciso migrar arquivos que estão em DBF e em XLS (excel) para a minha base no Control Center. Qual a ferramenta ideal pra isso? Obrigado!

    por Nilton Martins — Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>