em
Firefox 3.5 é o Browser mais utilizado no Brasil

Firefox 3.5 é o Browser mais utilizado no Brasil

Com base em informações fornecidas pelo site StatCounter, podemos ver que hoje o Browser mais utilizado no Brasil é o Firefox 3.5:

Estatísticas de utilização dos Browsers

Mas agora, falando de uma forma global, excluindo as versões, infelizmente o IE ainda tem uma vantagem:

Estatísticas de utilização dos Browsers

Tenho plena certeza de que logo esse cenário irá se inverter. E vocês, o que acham?

Comentários

  1. Posso mostrar o gráfico que for, posso abrir o Analytics e mostar que usuários de Firefox são maioria perante o IE6, posso provar por A+B que o IE6 não tem mais uma legião de usuários e que não é mais importante dar suporte à ele. Mas na empresa onde trabalho não entende isso e vou ter que continuar dando suporte à essa m! Fico muito p com a burrice que tenho que aturar todos os dias!

    por Leandro Corso Responder
  2. Tá no caminho! [mas ainda bem distante]

    por Lucas Petes Responder
  3. É isso aí, cada vez mais as pessoas estão indo para o caminho certo e usando um navegador de verdade.

    Sonho com o dia em que os desenvolvedores poderão olhar somente para as normas da W3C, XD.

    por Dênis Randon — Responder
  4. Isso sim é uma boa notícia, porém ainda sim se somarmos os utilizadores do IE desatualizado (IE6 + IE7) temos uma taxa bem alta.

    por Abraão Levi Responder
  5. Normas nasceram para serem quebradas!!! W3C uma ova!!! IE na veia huehehueueehheeuehuh…vai brasil!!!!!

    por Soneca — Responder
  6. Normas nasceram para serem quebradas!!! W3C uma ova!!! IE na veia huehehueueehheeuehuh…vai brasil!!!!! heuhauhuehuhauheuheuahuheuha, nego é foda.

    por Cochilo — Responder
  7. Muito boa a notícia. Principalmente para nós que somos desenvolvedores. Agora, não sei se vc percebeu, o grafico está mostrando somente o periodo de Jan-Fev/2010 – Se vc pegar outro periodo verá q o IE ainda ta dominando.

    por Daniel — Responder
    1. Daniel,

      Eu escolhi esse período.

      por Pedro Rogério Responder
      1. Tomara que a tendência do período se prolongue para os proximos. Acredito ainda q o chrome sera o browser n.1 em uso mundial daqui pouco tempo.

        por Daniel —
  8. A notícia é boa. Eu é que não achei os dados lá muito confiáveis.

    Se formos no mesmo site hoje, e pedirmos as estatísticas por Browser version para Brasil nos últimos 30 dias, no dia de hoje mesmo o Firefox 3.5 já foi ultrapassado pelo IE 8.0 (na verdade já foi ultrapassado no dia 6).

    Eu, particularmente, acho que se fossem fazer uma pesquisa boca-a-boca, o Firefox perdia feio em relação ao Internet Explorer. Em compensação, uma pesquisa boca-a-boca não seria tão bem sucedida, pois creio que a maioria das pessoas ainda sequer saber o que é um browser.

    Não estou defendendo o Internet Explorer. Pelo contrário, desejo que essa praga suma da face da Terra (e quiçá do universo) o quanto antes possível.

    Só acho que nenhuma pesquisa é tão boa o suficiente como deveria ser. Eu, particularmente, gosto muito das pesquisas da NetApplications, mas é preferência pessoal.

    Se o stat counter for utilizado mais em páginas “geeks”, o Firefox vai ganhar disparado. Se o zé’s counter for mais utilizado em páginas de redes sociais, por exemplo, certo que o IE daria uns 90% (número cientificamente chutado :P ). Tudo depende da “classe” dos sites que utilizam o counter, do público alvo do site, etc.

    Por exemplo: meu blog pessoal fala sobre desenvolvimento web. Acessos de Firefox (todas as versões) correspondem a 56,7% das visitas. Internet Exploder (todas as versões) apenas 12,8%. Isso é esperado, se for analizar meu público alvo.

    Torço para que o IE desapareça, e que o Firefox o ultrapasse. Mas creio que tão cedo isso não acontece, ou pior: às vezes creio que é mais possível que o Firefox deixe de existir antes que isso aconteça.

    por Jeronimo Fagundes Responder
  9. Juntar as quantidades de uso de todos os IE (6, 7, 8) apenas nos dá a informação de fatia de mercado da Microsoft, nada mais. Seria interessante remontar esse gráfico pela visão da programação prática:

    um site feito pra Firefox aparece mais ou menos igual em um navegador IE 8, assim como no Chrome. Tendo em vista os problemas, apenas o IE 6 e um pouco o IE 7 são os verdadeiros vilões. Gostaria de ver esse gráfico reformulado para ver a proporção entre usuários Firefox (todas as versões) + usuários Chrome (todas as versões) + usuários IE 8 + usuários Opera + usuários Safari, VERSUS usuários IE 6 + usuários IE 7.

    por Murilo Shimizu Responder
  10. Tenho a certeza que o cenário não irá inverter. O IE7 demorou mas foi uma boa alteração, o IE8 melhorou bastante e o IE9 será, em principio um adversário viável em termos de web development contra os outros browser.

    O grande problema é que a maioria dos utilizadores não conhece ou não lhe interessa um browser diferente do IE. O IE vem de raíz com o sistema que usam e funciona como eles gostam que funcione, porquê mudar?

    por Mário Andrade Responder
  11. Acho que isso um dia vai acontecer sim, mas eu não acho que será tão breve.
    Abraços

    por DrSubit Responder
  12. Não acredito o IE ainda é o mais utilizado!
    A pouco editei este script http://www.tresmelhores.net/2010/02/chat-em-php-igual-ao-do-gtalk-gmail.html por que não funcionava nesse IE!
    IE a maior sacanagem existente!
    Ontem mesmo tive outros problemas com o IE!
    Bom Artigo!

    por Alison - Três Melhores.net Responder
  13. Infelizmente o IE ainda é o mais utilizado. A maioria das pessoas tem medo ou nao sabem como atualizar/instalar outro navegador. Acho que isso acaba prejudicando bastante o desempenho e dos sites e atualização de novas tendências. E tbm acaba sendo exaustivo para os desenvolvedores que tem sempre que arrumar os sites em todos os navegadores, onde acabam perdendo muito tempo com isso.
    Vamos lá gente, nao usem mais IE (principalmente IE6, que já nao deveria existir ha muito tempo).
    Abc

    por Simone Cervantes Responder
  14. bem ao final chegamos à conclusão básica de que:
    Firefox = usuários que não precisam ligar para um técnico para abrir o paint
    IE = Leigos que não conseguem abrir o paint sem chamar um técnico

    (tá bom, paint foi um exagero, mas tem gente que precisa msmo de um técnico!)

    E como a tecnologia está ficando cada vez mais acessivel, o Firefox vai dominar com certeza, assim como, imagino eu, o Linux.

    por Roberto — Responder
  15. Sua leitura não está inteiramente certa. O FF é o mais usado se for isolar as versões diferentes do ie… mas somando todas as versões do ie, dá metade dos usuários. Pra mais.

    por Luís Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>