em
instalando apache php e mysql

Instalar Apache+PHP+MySQL no Windows 7/Vista/XP

O Apache é o servidor mais popular da web, foi criado em Abril de 1996 com o intuito de ser um servidor HTTP gratuito para sistemas UNIX e Windows. O objetivo do projeto é de fornecer um servidor seguro, eficiente e extensível que forneça serviços de HTTP em sincronia com os padrões HTTP.

O intuito desse post é de tonar você capacitado a instalar o Apache, o PHP, o MySQL, e o phpMyAdmin no Windows 7, Vista ou XP sem a utilização desses sistemas prontos, como o WampServer, XAMPP, PHP Triad. A vantagem de instalar tudo separado é que você não fica sujeito as configurações que os programas já impõem, ou muitas vezes podem até não funcionar corretamente como deveriam.

Índice

Pré-requisitos

  • Apache HTTP Server (2.2.14) – Download Apache
  • PHP 5.3.1 – Download PHP 5
  • MySQL 5.1.43 Download MySQL 5
  • phpMyAdmin 3.2.5 Download phpMyAdmin

Passo 1: Instalação do Apache 2.2

Eu resolvi instalar o Apache em uma pasta chamada Webserver, mas você pode instalá-lo onde quiser, se quiser seguir a minha lógica basta criar uma pasta chamada Webserver na raiz do seu HD, ficando da seguinte forma: C:\Webserver. Após incie o instalador do Apache, a primeira tela de instalação é semelhante a essa:

Instalação do Apache no Windows

Basta seguir os passos, e você irá chegar a seguinte tela de configuração. Aqui é onde iremos efetuar algumas configurações do servidor, basta preencher o primeiro campo com o valor localdomain, o segundo campo com localhost e o terceiro um e-mail que desejar. É recomendável que você deixe o Apache rodando na porta 80, não que isso seja obrigatório, você pode alterar caso queira. Basta após clicar em Next:

Instalação do Apache no Windows

Chegamos no passo onde iremos escolher o tipo de instalação, eu selecionei Custom pois quero personalizar a pasta de instalação do Apache:

Instalação do Apache no Windows

Por padrão, o Apache será instalado na pasta Arquivos de Programas > Apache Software Foundation > Apache 2.2, mas vou instalá-lo dentro da minha pasta Webserver, ficando da seguinte forma:

Instalação do Apache no Windows

Basta agora clicar em Install e a instalação será iniciada:

Instalação do Apache no Windows

Após o término da instalação, você verá que apareceu na sua System Tray (aqueles ícones que ficam ao lado do relógio do Windows) um novo ícone, o Apache Monitor:

Apache Monitor

Através dele temos acesso ao status do Apache, onde podemos obter informações se ele está rodando, podemos também parar o sevidor, reiniciá-lo e iniciá-lo. Basta clicar com o botão direito no ícone e escolher Open Apache Monitor:

Apache Monitor

Já que o Apache está rodando corretamente, vamos testá-lo na prática, abra o seu browser e digite o seguinte na barra de endereços: http://localhost/. Você verá uma mensagem semelhante a abaixo:

Apache rodando corretamente

As versões mais antigas do Apache exibiam outras informações, mas a 2.2.XX mostra só isso. As páginas ficam por padrão dentro da pasta “htdocs”, no diretório onde o Apache foi instalado. No meu caso ela fica na seguinte pasta: C:\Webserver\Apache2.2\htdocs. Caso você queira agora pode substituir o arquivo “index.html” pelo arquivo do seu site e também pode adicionar alí pastas e subpastas representando outros diretórios de seu site. Por exemplo, se existir uma pasta chamada wordpress dentro do diretório htdocs: C:\Webserver\Apache2.2\htdocs\wordpress, ela deve ser acessada dessa forma: http://localhost/wordpress/.

Se você ao acessar localhost em seu browser e ele ficar buscando o servidor, abrir uma página de busca, ou até mesmo retornar Servidor não encontrado, atente-se se o Apache está rodando corretamente e o mesmo foi iniciado. Se você efetuou esses passos e mesmo assim ele não está funcionando, instale-o novamente seguindo os passos acima que o problema pode ser resolvido.

Até agora nosso servidor lê somente HTML puro. Porém, é diferente a forma de acesso do endereço “http://localhost/index.html” de “C:\Webserver\Apache2.2\htdocs\index.html”. No primeiro caso, o navegador solicita a página ao servidor “localhost” (que é o seu computador), recebe a página do servidor, armazena a mesma no cache, e só depois então a exibe. Ele trata como se fosse um site que estivesse realmente hospedado em algum servidor da Internet. Como o servidor do site está no seu próprio PC, trata-se então de uma Intranet. No segundo caso, você está acessando o arquivo diretamente do seu HD. O navegador pode até armazenar algum dado no cache, mas não há nenhuma comunicação com qualquer servidor. Ele lê o arquivo como qualquer programa leria qualquer arquivo.

Configurações extras para o Apache

Após a instalação do Apache, vamos efetuar algumas configurações adicionais simples, para isso, vamos alterar o arquivo httpd.conf que está localizado dentro da pasta conf no diretório de instalação do Apache. Cuidado ao editar esse arquivo, pois qualquer erro e seu servidor pode parar de funcionar. Para habilitar o uso de URL’s amigáveis no servidor, você deve habilitar o módulo de mod_rewrite, bastando localizar a linha:

#LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

E substituir a mesma por:

LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

Vamos definir agora também quais arquivos o Apache irá servir quando um diretório for requisitado. Procure a seguinte linha:

DirectoryIndex index.html

E substituir a mesma por:

DirectoryIndex index.html index.php

Passo 2: Instalação e Configuração do PHP 5.3.1

A partir de agora vamos proporcionar mais interatividade ao nosso servidor com a instalação do PHP, a versão que vamos utilizar aqui é a 5.3.1. O PHP é um módulo para o Apache. Ao processar uma página PHP, o Apache envia a página ao módulo PHP, que a processa e devolve o resultado ao Apache, que por sua vez, envia ao browser que fez a solicitação. Para isso, a instalação do PHP consiste basicamente em colocar os arquivos numa pasta, e configurar o Apache para que “enxergue” os módulos PHP e chame-os sempre que encontrar um arquivo .php.

As telas de instalação poderão ser diferentes em outras versões, mas as idéias serão basicamente as mesmas:

Instalação do PHP

Basta agora você ir seguindo os passos até chegar a tela onde você escolherá a pasta de instalação do PHP. Como já fiz anteriormente com o Apache, também vou personalizar a pasta do instalação do PHP, que será a seguinte: C:\Webserver\PHP5:

Instalação do PHP

Nesse passo, ele irá pedir o tipo de servidor você está utilizando, basta escolher o Apache 2.2.XX:

Instalação do PHP

Nesse próximo passo, ele irá solicitar o local dos arquivos de configuração do Apache. Localize a pasta “conf”, dentro da pasta onde foi instalado o Apache, senão a configuração não será automatizada e você terá que efetuar a mesma manualmente:

Instalação do PHP

O próximo passo é onde você escolhe quais extensões quer instalar junto com o PHP, escolha as que julgar necessário ou simplesmente deixe como está:

Instalação do PHP

Ao final do processo, caso esteja tudo OK, basta agora clicar no botão install:

Instalação do PHP

Se tudo ocorreu bem até aí, nenhuma mensagem de erro será exibida. Basta agora você reiniciar o Apache e as páginas .php serão processadas e entregues corretamente ao browser. Ainda não foi configurado um servidor de banco de dados, então apenas os recursos diretos do PHP funcionarão (e os dos outros módulos pré-instalados do Apache). Um ótimo meio de testar o PHP e ver diversas informações do servidor é criar uma página PHP, com o seguinte conteúdo:

<?php phpinfo(); ?>
Testando o servidor Apache com PHP

Salve a mesma dentro da pasta htdocs com o nome info.php e então acesse a página pela seguinte URL: http://localhost/info.php.

Você terá acesso agora a uma página com todas as informações do PHP e os componentes instalados:

Página com Informações de Instalação do PHP

Configuração do PHP

A configuração do PHP envolve a edição do arquivo php.ini, na pasta onde o PHP for instalado, portanto, mãos a obra. Uma configuração útil é a ativar o uso de delimitadores < ? ... ?>, muito usados por serem mais simples. No arquivo php.ini, localize a linha que começa com short_open_tag e troque seu valor Off para On (Fique atento as letras maiúsculas e minúsculas). Ela deve ficar dessa forma:

short_open_tag = On

Caso você deixe Off, scripts PHP que iniciem com <? não serão identificados, somente os scripts que inciem com <?php funcionarão.

Permitir estilo ASP
asp_tags = On

Ative este item apenas se você gostar de usar as tags no estilo ASP, como em <% … %>, caso contrário, pode deixar desativado.

Habilitar a exibição de erros
display_errors = On

Por questões de segurança esse item vem com valor Off. Sua função é a de imprimir erros de sintaxe ou funcionamento do PHP na página. Por questões de segurança, é bom deixá-lo em Off, pois entre as mensagens de erros muitas vezes vêm nomes de arquivos, caminhos locais, e até a senha do banco de dados, se tiver algum erro de sintaxe justamente na declaração da mesma. Mas em contrapartida, para aprender PHP, é recomedável deixá-lo em On.

Passo 3: Instalação e Configuração do MySQL 5.1

O MySQL é um famoso gerenciador de Banco de Dados. Nesse tutorial iremos utilizar a versão 5.1.43 essential. Existe um outro pacote maior que vem com algumas coisas a mais, como documentação, mas para nosso tutorial resolvi optar pela versão mais leve.

A interface de instalação é semelhante a do Apache e a do PHP, não existe muito segredo, basta ir seguindo os passos que serão mostrados abaixo. Ao executar o instalador, você terá acesso a uma tela semelhante a essa:

Instalação do MySQL

O próximo passo é onde iremos selecionar o tipo de instalação: Típica, Completa ou Customizada. Eu optei pela instalação customizada pois quero personalizar a pasta de instalação do MySQL:

Instalação do MySQL

Localização da pasta de instalação do MySQL:

Instalação do MySQL

Estando tudo Ok, basta clicar em Install:

Instalação do MySQL

Após o final da instalação, vamos efetuar as configurações do MySQL, basta seguir os passos que serão mostrados aqui:

Instalação do MySQL

A seguir escolha configuração detalhada:

Instalação do MySQL

Escolha Developer Machine:

Instalação do MySQL

Escolha Multifunctional Database:

Instalação do MySQL

No passo ao que se refere a instalação do InnoDB, deixe como o caminho Installation Patch:

Instalação do MySQL

Deixe selecionado Decision Support (DSS)/OLAP:

Instalação do MySQL

Nesse passo, não se esqueça de deixar selecionado a caixa “Adicionar excessão ao Firewall”:

Instalação do MySQL

Selecione Best Support for Multilingualism:

Instalação do MySQL

A próxima opção é de incluir o caminho do MySQL na variável de ambiente “Path” do Windows. Deixe-a selecionada pois assim você pode chamar os executáveis do MySQL a partir de qualquer prompt, em qualquer pasta:

Instalação do MySQL

No próximo passo deve-se definir a senha de root, ele é o administrador do MySQL. Caso você já programe em PHP já sabe que para acessar um banco de dados é necessário fornecer um nome de usuário e senha válidos para aquele banco. Você poderá usar o “root” e a senha definida aqui, ou outra conta. Mas tenha em mente que para criar outras contas você precisará do root, e para alterar as configurações ou criar novos bancos de dados, também. Por isso é importante ter essa senha guardada em um local seguro:

Instalação do MySQL

No próximo passo basta você clicar em execute para que o MySQL dê início ao processo de configuração:

Instalação do MySQL

Caso tudo tenha corrido OK, você verá uma tela como essa, caso tenha algum problema, efetue as configurações novamente:

Instalação do MySQL

Caso queira checar se o serviço do MySQL está rodando corretamente no Windows, basta fazer o seguinte. Abra um prompt de comando, e digite: mysql -u root – p, ele irá pedir a senha de root que você havia configurado anteriormente, basta então digitar a mesma:

Checagem do MySQL

Após digite status e pronto, você terá informações sobre o MySQL:

Checagem do MySQL

Problemas de conexão dos scripts PHP com o MySQL

Alguns usuários de Windows 7, inclusive eu, andaram passando por problemas de conexão dos scripts PHP com o banco de dados. Se por um acaso você verificar que o serviço de MySQL está rodando corretamente, seu script PHP também está OK e mesmo assim ele não consegue conectar no banco de dados, aqui vai a solução. Verifique o arquivo hosts do Windows, ele fica localizado em: C:\Windows\System32\drivers\etc, abra o aquivo hosts e descomente a linha que contém o seguinte conteúdo:

127.0.0.1       localhost

Bastando somente você remover o sinal de #. Observe na screenshot abaixo como ele deve ficar:

Edição da tabela hosts do Windows

Esse problema ocorre devido ao conector nativo do PHP. A partir da versão php5.3 é utilizado o cliente mysql nativo mysqlnd, não se usa mais o libmysql.dll. Esse novo conector não reconhece named pipe, por isso, deve-se especificar no arquivo hosts do Windows.

Passo 4: Instalação do PhpMyAdmin

Após efetuar o download do PhpMyAdmin, descompacte o mesmo e renomeie a pasta para phpmyadmin. Após, coloque a pasta dentro do diretório htdocs da pasta de instalação do Apache. Para acessar agora o PhpMyAdmin basta você digitar o seguinte: http://localhost/phpmyadmin/, entre com o usuário root e senha que você configurou para o mesmo na instalação do MySQL e pronto, você já tem acesso ao PhpMyAdmin.

Se você quiser pular esse passo de toda vez ao acessar o PhpMyAdmin ter de se logar, basta fazer o seguinte. Na pasta do mesmo abra o arquivo config.sample.inc.php e o renomeie para config.inc.php. Agora basta substituir a linha $cfg['Servers'][$i]['auth_type'] = ‘cookie’; por:

$cfg['Servers'][$i]['user']          = ‘root’;
$cfg['Servers'][$i]['password']      = ‘ ‘; // Digite aqui a senha de root
$cfg['Servers'][$i]['auth_type']     = ‘config’;

Pronto, agora toda vez ao acessar o PhpMyAdmin ele irá pular a tela de autenticação pois o usuário e senha já estão cadastrados no arquivo de configuração.

Comentários

  1. o Wampserver também é uma ótima opção!

    por Alan — Responder
    1. Concordo, no entanto, demora para atualizar-se com as versões mais recentes das ferramentas (Apache, PHP, MySQL, PhpMyAdmin).

      por Cláudio Márcio — Responder
  2. Muito bem explicado para quem não sabe.
    Só uma coisinha que notei. Em “Pré-requisitos” deixe o link da página de download do Apache, PHP, etc, e não a ultima versão deste momento. Assim o leitor vai ter sempre o mais atualizado.

    Abraços!

    por André D. Molin Responder
  3. Já perdi muito tempo tentando instalar o Apache/PHP/MySQL, hoje uso o VertrigoServ que é uma ótima opção para PHP/MySQL.

    por Leonardo Responder
  4. No windows 7 ultimate 64 bits não aparece apache na lista de webserver.

    Alguém conseguiu resolver isso?

    por Celso — Responder
    1. vc tem que criar na hora.

      por lunho — Responder
      1. como que faz para criar na hora? um abraço.

        por Flávio Kowalske —
    2. Vc tem que baixar a versão VC6 e não a VC9
      A VC6 é a que funciona com Apache ^^

      por Rick — Responder
      1. Estou usando a versão V6 mas não funciona. O que fazer?

        por Flávio Kowalske —
    3. Celso, mesmo sabendo que o tópico deste fórum já tem mais de um ano (“Antes tarde do que nunca.”), descobri que o fato de não aparecer o Apache 2.2.x na instalação do php é um bug e que pode ser corrigido baixando o arquivo deste link: http://windows.php.net/downloads/releases/archives/php-5.3.1-Win32-VC6-x86.msi

      por Thiago Osório — Responder
      1. Obrigado Thiago, resolveu aqui…abraço!!!

        por Denis —
      2. Oi Thiago, boa tarde…

        Eu fiz aqui e instalou normal, mas na hora de de restartar o Apache ele não quis mais; desisntalei o PHP5 e ele voltou a startar, o que pode ser?

        Desde já, muito obrigado.

        por Denis —
      3. Resolvi esta questão instalando algumas extensões apenas do PHP

        Extensions: GD2, Multi-Byte String, MySQL, PDO→MySQL, XML-RPC, XSL.
        Caso vá utilizar Oracle e já tenha o client instalado selecione também Oracle e PDO→Oracle

        Depois desta instalação o Apache voltou a funcionar lindo e maravilhoso. Agora vamos para o processo de instalação do MYSQL.

        Que a força estejam com vocÊs!

        por Roberto —
      4. meu deus,segui o tutorial a risca e mesmo assim já estou a 3 dias tentando,agora empaquei no restart do apache depois de instalar o php,ví que o dênis teve o mesmo problema,e o Roberto que teve e resolveu não deu pistas como conseguir a extenção,uso o w7,alguém sabe como por que q o apache não restarta?

        por Ilson Angonese —
    4. Na hora de fazer o download vc tem 2 opções:
      1. http://windows.php.n…ases/php-5.3.1-nts-Win32-VC9-x86.msi = esta versão é para quem vai utilizar o PHP com IIS.

      2. http://windows.php.n…hp-5.3.1-Win32-VC6-x86.msi = Esta versão foi compilada para ser utilizada com Apache 2.2.x.

      por Gabriel — Responder
  5. fiz toda configuração mais nao consigo fazer o info.php aparecer, aperece so o codigo, uso windows 7 oq pode esta acontecendo

    por junior — Responder
    1. Quando aparece só o código, é que o PHP não está instalado!
      Reveja a instalação do PHP se não conseguir pode entrar em contato comigo, no meu blog http://www.tresmelhores.net tem um contato la em cima do banner um chat!
      Estou quase sempre on!
      Abraço

      por Alison - Três Melhores.net Responder
    2. Cara, vou começar a aprender PHP agora, e eu estava com o mesmo problema o info.php, só aparecia o código no navegador, daí achando q o PHP não tinha sido intalando, fui testando e descobri q o código lá em cima ta axo q errado…

      —> com esse código não deu certo

      daí tirei o espaço depois do primeiro <

      ficou assim: —> daí funcionou legal

      falow!

      por Júnior — Responder
      1. Júnior vlw cara comigo tava acontecendo o msm chegeuei ainstalar e desinstalar 2 veses o php, depois q tirei o espaço apareceu a tela do tutorial. agora ta funfando tudo

        por Bruno —
    3. Veja se não deixou espaço, entre o “<" e a "?", na setença:

      o correto seria:

      por Jocames — Responder
    4. Pode ser que você tenha instalado o php e não ter reiniciado o servidor do apache.

      por Ciro — Responder
  6. Quando eu fui instalar o PHP 5 não apareceu a opção do Apache 2.2 xx como webserver, nem aquelas tantas opções, apareceu apenas 3 opcoes para mim marcar. E olha que eu fiquei tempo baixando versões e fazendo um monte de coisa, quebrei a cabeça e nada :S alguem sabe qual o problema

    por Pedronauck — Responder
    1. Que eu saiba aparece aquela opção porque a instalação do PHP identifica o apache rodando como um service no windows. Dá uma olhadinha nisso.

      por Guilherme Costa — Responder
    2. “Quando eu fui instalar o PHP 5 não apareceu a opção do Apache 2.2 xx como webserver, nem aquelas tantas opções, apareceu apenas 3 opcoes para mim marcar. E olha que eu fiquei tempo baixando versões e fazendo um monte de coisa, quebrei a cabeça e nada :S alguem sabe qual o problema”

      Aqui está acontecendo a mesma coisa.. Alguem pode ajudar?

      por Jorge Luiz — Responder
      1. Baixe o arquivo com as versões que nosso amigo disponibilizou no share X. Vai dar tudo certo. Tive o mesmo problema com a última versão do PHP disponibilizado na comunidade.
        abs

        por Edmar —
      2. “Quando eu fui instalar o PHP 5 não apareceu a opção do Apache 2.2 xx como webserver, nem aquelas tantas opções, apareceu apenas 3 opcoes para mim marcar. E olha que eu fiquei tempo baixando versões e fazendo um monte de coisa, quebrei a cabeça e nada :S alguem sabe qual o problema”

        Estou com o mesmo problema e nao consigo resolver =/

        por Vitor Laurentino
      3. Alguem conseguiu fazer o php achar o Apache 2.2 na hora de instalar o PHP?
        meu problema é o mesmo da galera daki de cima.

        “Quando eu fui instalar o PHP 5 não apareceu a opção do Apache 2.2 xx como webserver, nem aquelas tantas opções, apareceu apenas 3 opcoes para mim marcar. E olha que eu fiquei tempo baixando versões e fazendo um monte de coisa, quebrei a cabeça e nada :S alguem sabe qual o problema”

        por Petrônio —
    3. Achei a versao 5.3.1 aqui:
      http://windows.php.net/downloads/releases/archives/php-5.3.1-nts-Win32-VC6-x86.msi

      por Marcio Sanson Responder
    4. Grande perfeito, primeiro tuto que sigo passo a passo e deu tudo certo, queria saber se vc tem outros tutoriais ensinando o php, ou fazendo uma pagina simples de php conetando-a com o banco de dados no mysql?

      por Cicero — Responder
  7. Parabens pelo tutorial, poucas vezes tive a oportunidade de seguir um tão bem elaborado, preciso e completo!
    Usar o xampp ou easy é um pouco amador o negocio é como o tuto ensina, instalado, testado tudo perfeito no win7 ultimate!
    parabens mesmo e muito obrigado!

    por Alexandre Felipe — Responder
  8. Pedro,

    Muito bom o tutorial, parabéns…só no final, após instalar o phpmyadmin, fiz tudo como você descreveu, digitei root e a senha, e ele demora a processar e depois da HTTP 500, erro interno ao servidor.
    Como tenho o windows 7, tentei atualizar aquele arquivo “hosts”, mas nao tenho autorizaçao para isso.
    Você tem idéia do que pode ser?

    Obrigado

    por José — Responder
    1. José,

      Clique com o botão direito no arquivo hosts, vá até a aba segurança, selecione o seu nome de usuário, clique em editar e altere as permissões.

      por Pedro Rogério Responder
      1. Pedro,

        Valeu, agora consegui alterar o hosts e já acessei o phpmyadmin.

        abraço

        por José —
  9. descompacti o phpmyadmin e coloquei na pasta htdocs do apache mas ao tentar acessar http://localhost/phpmyadmin/ o navegador exibe o erro

    phpMyAdmin – Erro
    não carregou extensão mysql,

    Como posso solucinar?

    por Marcelo — Responder
    1. Marcelo,

      Ou seu My SQL não foi instalado corretamente ou ele não foi iniciado.

      por Pedro Rogério Responder
    2. Depois de apanhar do phpmyadmin tentando descobrir o que acontecia com este erro e tentar em vão solucionar o problema, finalmente achei o caminho.
      Vá em sua pasta do php, copie o arquivo libmysql.dll e cole na pasta bin do apache (Apache2.2/bin). Se o php.ini estiver com a linha extension=php_mysql.dll descomentada (sem o “;”), isso já poderá resolver seu problema (ou diminuir a lista de problemas).

      por Leonardo — Responder
    3. Eu fiz tudo isso, tbm usei esse endereço pra acessar:

      http://localhost/phpmyadmin/index.php

      Daí funcionou =)

      por Nathy Responder
  10. De Moçambique
    O Tutorial ta mui bom. Acabei de instalar e já está a funcionar.
    A Base de dados que uso é o FIREBIRD

    abrco

    por Cossa — Responder
    1. Está funcionando corretamente e eu gostaria de utilizar o firebird como banco de dados… Você tem alguma dica do que devo fazer?

      por Nati — Responder
  11. Boas, instalei tudo certinho, coloquei pass word para o phpmyadmin avançar sozinho, e ao chamar http://localhost/phpmyadmin/, o php fica a processar e depois fica uma página em branco sem nada a dizer…o que estará mal??

    Abraço e obrigado

    por Manuel — Responder
    1. Manuel,

      Leia o final do post onde relato possíveis problemas com a conexão com o MySQL.

      por Pedro Rogério Responder
      1. Já testei tudo isso e nada, o problema é que parece que o phpmyadmin não arranca, se pedir a pass ele demora e depois fica tudo branco, se alterar o ficheiro para não meter pass, ele arranca mas nunca mostra mais do que o phpmyadmin com página toda em branco, já apaguei o phpmyadmin, já coloquei versões novas e mais antigas e continua tudo a branco.

        por Manuel —
  12. este tutorial funcionar no win 7 64 bits?

    por Valmor Responder
    1. Valmor,

      Esse tutorial foi feito encima de um Windows 7 64 Bits.

      por Pedro Rogério Responder
  13. Valeu mesmo pelo tutorial, funcionou 100%! :]

    por Felipe — Responder
  14. Caro Pedro,

    Muito bom seu post.
    Me deparei com o seguinte problema no phpMyAdmin
    phpMyAdmin – Erro
    não carregou extensão mysql,
    verifique a configurações do php – Documentação

    Como devo proceder?

    Agradeço sua ajuda.

    por Everton Gonçalves Responder
    1. Everton,

      Primeiro, o MySQL está funcionando corretamente? Digite no prompt de comando o seguinte: mysql -u root -p, ele irá perdir sua senha, entre com a mesma. Após digite status, você verá informações do MySQL. Se estiver Ok, verifique no final do post onde eu falo de possíveis problemas de conexão com o banco de dados, caso contrário, reinstale o MySQL novamente.

      por Pedro Rogério Responder
      1. Pedro,

        Quando digito o comando mysql -u root -p ele mostra o seguinte erro:
        “mysql não é conhecido como comando interno ou externo, um programa alterável ou um arquivo em lotes”

        Mas se eu for pelo admin do mysql consigo acessar dados, criar tabelas, inserir, dropar, etc.

        Aguardo retorno.

        por Everton Gonçalves
      2. Ele tb não faz conexão com o DB.
        Crio, edito, deleto tabelas, mas ñ faz conexão qdo rodo o sistema.

        por Everton Gonçalves
  15. Pedro,

    Usando o comando que você citou, consegui acessar o MySQL no console normalmente. Porém se digito apenas MySQL no console, deparo-me com a mensagem: “ERROR 1045 (28000): Access denied for user ‘ODBC’@'localhost’ (using password:NO)”. Seria porque não defini a senha para ODBC? E o que é este ODBC?

    por Melqyahd — Responder
    1. Melqyahd,

      Isso acontece se você não passar o usuário e senha, se digitar somente mysql acontece isso mesmo, não existe problema algum.

      por Pedro Rogério Responder
  16. Caro pedro,

    instalei o apache e o php, tenho wind 7 e o IE 8, quando rodo o apache http://localhost/ tudo funciona normal, entretanto, não consigo executar a páginas PHP http://localhost/ex.php.

    o erro é HTTP 403, sem permissão de acesso..

    como resolver isso???

    por Luis — Responder
    1. Também tive o mesmo problema porém sem solução, e olha que já instalei Apache/php/MySQL em várias máquinas com W98, W2000, e W XP, só que no W 7 Ultimate 32 não consigo e dá esse erro ao tentar rodar o php: HTTP 403.

      por Fernando — Responder
  17. Prezados, boa tarde, otimo tutorial, parabens mesmo pela iniciativa, segui a risca os ensinamentos do mestro yoda e tudo correu perfeitamente, realmente ocorre a dificuldade de conexão com o phoMyadmin no windows 7 mas editando a linha como informado no tutorial tudo se resolve perfeitamente, it’s works man! /

    por Romer Responder
  18. Bom pessoal, como os links postados no tutorial se encontram desatualizados, tomei a liberdade de por para download todos os arquivos necessarios com sua ultima atualização desde a data atual 25/04/2010, são os memos que usei para instalar e configurar e rodou tudo perfeitamente seguindo a risca o tutorial, espero que facilite ainda mais a vida de vocês abraços!!

    Segue o link abaixo no Share X:

    http://sharex.xpg.com.br/files/9537467770/Servdor_PHP.rar.html

    por Romer Responder
    1. Obrigado!

      por Daniel — Responder
  19. Ao verificar o localhost/info.php em vez de mostrar a página correctamente, dá-me o ficheiro para fazer download. Por que acontece isto? O que está mal?

    por Duarte Santos Responder
    1. Você efetuou as configurações no httpd.conf do Apache para que ele leia arquivos PHP?

      por Pedro Rogério Responder
      1. Sim, fiz tudo tal & qual este tutorial.

        por Duarte Santos
  20. Parabens pelo Tutorial, só que estou tendo alguns problemas…

    bom eu baixei a versao do php indicada aki. qndo eu termino de instalar ele roda só php, sem MySQL, eu olhando nas extenções falta selecionar as do Mysql, dai qndo eu seleciono, e instalo o servidor para total com o apache. vc tem alguma ideia?

    por Adam Smith — Responder
    1. Adam, acabei de ter o mesmo problema … nao esta carregando a extensao do mysql e mysqli, alguem ja resolveu o problema ?

      por Leandro — Responder
      1. velho é só restartar o apache que funciona normal /etc/init.d/apache2 restart
        No meu caso aqui tava acontecendo a mesma coisa mas agora foi que foi .

        por Adelson amorim —
  21. Não estou conseguindo conectar meu phpmyadmin.

    phpMyAdmin – Erro
    não carregou extensão mysql,
    verifique a configurações do php – Documentação

    por Marcello — Responder
  22. ótimo tuto veio….
    mto bem explicado, o passo a passo ta otimo…

    pra quem ainda ta começando a mexer ou n sabe mto bem configurar esse tuto é otimo!!!

    Parabens!!!

    por Rafael — Responder
  23. Otimo tutorial…
    Somente quando eu abro http://localhost/index.php
    Abre a janela de Download para baixar o arquivo index.php
    O que está errado???

    Boa

    por Leandro — Responder
    1. No meu também acontece o mesmo. Abre a janela para download para baixar o arquivo info.php

      Estou procurando uma solução mas está difícil.
      Se alguém encontrar algo por favor me comunique.
      robson.roncari@yahoo.com.br

      por Robson — Responder
  24. Pingback: Documente seu código PHP usando o PHPDoc | Luís Henrique

  25. Pingback: Instalando o Apache+PHP+MySQL no Windows 7 | Fran.Kadu.Old.™

  26. Excelente tutorial: prático e eficiente. Estou inidciando em php e mysql e esse tutoria foi show.

    Valeu!!!!!!

    por Angelo — Responder
  27. Olá.
    o tutorial funcionou direitinho…. o pior é qd tento ligar o php à base de dados do mysql, não me da erro nenhum no browser… fica a pagina em branco. Ja fiz a ediçao do ficheiro host no windows 7 mas tb nao resolveu.
    $ligax = mysqli_connect(‘localhost’,'root’,'xpto’);
    if (!$ligax)
    {echo ‘ Erro: Falha na ligação.’; exit;}
    mysqli_select_db($ligax, ‘vendas’);
    $insere = “insert into Clientes values
    (‘”.$cod.”‘,’”.$nome.”‘, ‘”.$morada.”‘)”; o problema é na ligaçao, nao era suposto ao menos dar um erro de ligação é que nao da nada, fica encravado aqui

    por Jorge — Responder
  28. Muito bom, atente-se apenas nas versões dos programas disponibilizados para download, pois algumas nao estão disponiveis, necessitando apenas de uma pequena atualização para os seguintes links:

    apache : http://www.apache.org/dist/httpd/binaries/win32/httpd-2.2.15-win32-x86-no_ssl.msi

    php : http://windows.php.net/downloads/releases/php-5.3.2-Win32-VC9-x86.msi

    mysql : http://mysql.he.net/Downloads/MySQL-5.1/mysql-essential-5.1.47-win32.msi

    phpmyadmin : http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/phpmyadmin/phpMyAdmin/3.3.3/phpMyAdmin-3.3.3-all-languages.zip

    abraços.

    por Caio Henrique — Responder
  29. Ae Pedro valew pelo tutorial ajudou á veras, estou estudando conteúdo dinâmico para meus projetos e esse tutorial me ajudou em muito, indico para aqueles que estiverem com dificuldade ler: Dominando PHP e MySQL de W. Jason Gilmore

    Abraços

    por Robson Ferreira Responder
  30. Comprei o Livro aprendendo SQL Alan beaulieu e estou começando a estudar.
    Vou utilizar essa dica para instalar o Mysql 5.x aqui.

    Obrigado aos criados do tutorial e ao Caio Henrique por ter atualizado os link de download.

    por Ricardo (Rio Verde - Go) — Responder
  31. bom notei instalei o apache e fiz um teste ele apareceu assim

    httpd.exe: Could not reliably determine the server’s fully qualified domain name
    , using ip internet for ServerName

    por bruno Responder
  32. Amigo, instalei a 2 dias o windows 7 64 bits e estou com problemas na instalação desse pacotinho aí de cima.
    No XP, usava o apache2triad, e nao encontrei nenhum que funfava no 7 64.
    Aí tentei instalar manualmente, mas quando termino no passo 2, o apacha nao inicia mais. Dá o seguinte erro: “The requested operation has failed!” e nada acontece.

    Percebi que quando removo as linhas no final do “http_conf” que citam o php, ele volta a funcionar, mas o php nao.

    Alguma sugestão que possa me ajudar?

    por Isaac Abraão Responder
    1. Olá,

      Parabéns pelo Post, está excelente!

      Para o erro “The requested operation has failed!” fiz o seguinte:

      Acesso o arquivo de configuração: C:\Webserver\Apache2.2\conf\httpd.conf

      Localize a linha similar a esta e coloque o caminho da sua instalação do PHP (Ex: C:\Webserver\PHP\ )
      Caso não exista a linha que fala sobre AddHandler, acrescente ela.

      —————————————————————
      #BEGIN PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL
      LoadModule php5_module “C:\Webserver\PHP\php5apache2_2.dll”
      AddHandler application/x-httpd-php .php
      —————————————————————

      Ainda no arquivo httpd.conf, localiza o trecho abaixo e altere também o caminho para onde você instalou o PHP (Ex: C:\Webserver\PHP\ )

      # configure the path to php.ini
      PHPIniDir “C:\Webserver\PHP”

      Pra mim funcionou!
      Abraço!

      por Rafael — Responder
      1. Olá Rafael, aconteceu isso comigo. Instalei o Apache2.2.17, configurei-o como indica aí no post, fiz o teste e beleza. Depois instalei o PHP 5.3.5, seguindo os mesmos passos do post. Quando vou reiniciar o Apache, dá erro “The requested operation has failed!”, como você citou. Mas não entendi a solução que você colocou. tentei localizar essas linhas de comando que você colocou mas não achei nenhuma. Será que você pede fazer um passo-a-passo desse procedimento? Valeu brother!

        por Landis Filho —
      2. Caro Rafael, agora entendi e deu certo. O que aconteceu foi que quando abri o arquivo httpd.conf para modificar os comandos do Apache, eu salvei o arquivo mas não o tinha fechado. Por isso que quando instalei o PHP ele não havia sido atualizado. Depois que eu lembrei desse detalhe. Feichei e abri outra vez o arquivo, fiz as mudanças no diretório do PHP e o Apache reiniciou normalmente. Obrigado!

        por Landis Filho —
      3. Rafael,
        muuuito obrigada! Era exatamente o que precisava ser feito no meu!! =D

        por Lygia Netto —
      4. Na boa, eu nao sei a merd@ que eu devo estar fazendo, estou a dias ja nessa situação e ja fiz de tudo, inclusive o que vc postou acima, e nada de funcionar =/

        por weslley
  33. Ola tbem instalaei o apache 2.2 depois instalei o php e configurei o httpd.conf o load e o index.php mas ele continua pedindo download do php

    por Jrmaringa — Responder
  34. Valew pela explicação, a única que funcionou. Uso o windows 7 64bits

    por rjberto — Responder
  35. Gracias por la explicación. Afortunadamente el español y el portugues se parecen suficientemente como para entender tu explicaciones. He tenido bastantes problemas con la instalación pero tu manual con screenshots me va a ayudar a lograr hacerlo esta vez!

    por Max Registry CLeaner Responder
  36. Não consegui mesmo instalar por esse esquema. Tentei xamp, wamp, e outros por aí. O único que funcionou foi mesmo o apache2triad. PHP4, mas funcionou tranquilo.

    Fazer o que né?

    por Isaac Abraão Responder
  37. Instalei o zend que tem o apache , mysql…funcionou seguindo aqui não deu certo não

    por Jrmaringa — Responder
  38. Instalei, só que está dando o erro “phpMyAdmin – Erro

    não carregou extensão mysql,
    verifique a configurações do php – Documentação”

    Como corrigir?

    por Charles — Responder
  39. Excelente meu querido! Detono no tutorial!

    por AXN Responder
  40. Instalei o apache deu certo mas na hora de instalar o PHP só consegui a versão 5.3.2 que não tem a opção de escolher a instalação Apache 2.2.x Module

    Ele só da 3 opções

    que são:

    IIS FastCGI
    IIS CGI
    Do not setup a web server

    Instalei conforme você orientou dentro da pasta C:|Webserver|Apache2.2\conf\

    mas na hora de fazer o teste http://localhost/info.php não abriu a pagina que você mostra abre o arquivo como script no dreamweaver CS3.

    O que faço ?

    por Marcos Viana Responder
    1. Aqui tambem apareceu estas 3 opcoes. Porem quando testo o http://localhost/info.php ele abre so o script de comando. Alguem pode ajudar?

      por Jose Americo — Responder
  41. phpMyAdmin – Erro

    não carregou extensão mysql,
    verifique a configurações do php – Documentação

    Só da isso de todas as formas que tentei … impossível resolver isso !!! Não encontro uma resposta objetiva pra esse problema !!!!

    por Willian — Responder
  42. Tenho o mesmo problema que o Willian. Já tentei diversas soluções pela internet, mas nada resolveu o problema.

    por Allan Responder
  43. Não apareceu a opção do Apache 2.2 xx como webserver para ser selecionada. Aparecem apenas 3 opcoes abaixo para serem marcadas. O apache está instalado e rodando.
    IIS FastCGI
    Other CGI
    Do not setup a web server

    por bacamarte — Responder
    1. Isso aconteceu pq provavelmente vc baixou o arquivo errado,
      o arquivo certo encotra-se no link abaixo:

      http://windows.php.net/downloads/releases/php-5.3.3-Win32-VC9-x86.msi

      Boa sorte.

      por Anderson — Responder
  44. tenho os memos problemas q vcs
    1 – Não consigo accessar o phpmyadmin da o seguinte erro:

    não carregou extensão mysql,
    verifique a configurações do php – Documentação

    2 – achei que poderia ser o PHP(e com certeza é);
    só que não tem outras versões para download que mostran as opções como no tuto. e sim mostras as seguintes opções:
    IIS FastCGI
    Other CGI
    Do not setup a web server

    tem alguma solução para esse problema? eu vou continuar procurando e se achar eu posto.

    vlw

    por thiago Responder
  45. Caro Pedro,
    Consegui instalar o apache e o MySQL no meu Vista x64, mas com o PHP e o phpmyadmin não teve jeito. Não sei o que faço errado, pois sigo todas suas instruções, mas não consigo abrir o arquivo info.php (o explorer fica perguntando se desejo abir ou salvar, e se mudo o prog padrão para PHP ele apenas dá um flash mas não abre nada. E o phpmyadmin também não rola, não tem jeito… O Apache e o MySql estão funcionando. O que vc sugere que eu faça?

    por Beraldo Responder
    1. Beraldo,

      Verifique o arquivo httpd.conf do seu Apache, ele fica dentro da pasta conf da instalação do mesmo. Lá, verifique se a instalação do PHP adicionou as linhas de onde estão localizados os módulos do PHP. Exemplo:

      #BEGIN PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL
      PHPIniDir “C:/WebServer/PHP5.3/”
      LoadModule php5_module “C:/WebServer/PHP5.3/php5apache2_2.dll”
      #END PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL

      por Pedro Rogério Responder
      1. Caro Pedro,
        Obrigado pela atenção. Seu tutorial está ótimo, mas acho que não dei sorte com os arquivos de instalação ou outro detalhe… acabei conseguindo memso com o Xampp após formatar o HD do Win 7×64 e instalando o W7 x32…
        Abraço!

        por Beraldo
      2. Fiz a instalação assim como no seu tutorial ocorreu tudo bem ate chegar no phpmyadmin. Quando eu digito no navegador http://localhost/phpmyadim apareceo seguinte:
        phpMyAdmin – Erro
        não carregou extensão mysql,
        verifique a configurações do php – Documentação

        As soluções apresentadas por vc aqui não funcionaram e está tudo “certo”.

        Valeu pelo tutorial se tiver outra solução eu agradeço.

        por Jardson —
      3. Execelente a sua publicação. Ao quase finalizar a instalação do MySQL, deparei com o seguinte erro: “ERROR 1067″. Uso o Windowns XP Prof. Não consegui encontrar solução para esse tipo de erro. Se puder ajudar, desde já sou muito grato.

        por Queiroz —
      4. O info.php não rola so mostra o codigo, tenho esta linhas no php.ini :

        #BEGIN PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL
        ScriptAlias /php/ “C:/Webserver/php5/”
        Action application/x-httpd-php “C:/Webserver/php5/php-cgi.exe”
        #END PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL

        estão certas??????

        por Edwin —
      5. Pedro, aqui Instalou as linhas que você mencionou, mas continua da mesma forma. A página info vem carregada em branco.

        por Edson —
  46. Eu estou com problema na configuração do MySQL, no final dá um erro nr 1045.

    por Pedro Vitor — Responder
    1. Meu caro, um conselho de amigo:
      é mais fácil ser feliz instalando o XANPP no Win 7 x32.
      Abraço!

      por Beraldo Responder
  47. Pessoal que está tendo problema de escolher uma dessas opções nessa parte:
    IIS FastCGI
    Other CGI
    Do not setup a web server
    ….e está usando o Apache 2.2.X, está tendo esse problema pq baixou o Php errado. Tem um avisozinho no canto esquerdo da página de downloads do site da php que diz que quem vai usar o apache não pode baixar o php 5.x.x VC9…é pra baixar o VC6.

    por Mai — Responder
    1. Muito bem observado, obrigado!

      por JJJCRAMOS — Responder
    2. Ainda … para aparecer o apache nas opções de instalação do PHP baixei a versão php-5.2.14-win32-installer pois a 5.3.3 atual (10/08/2010) não me dava o apache como opção.

      por JJJCRAMOS — Responder
    3. ou baixe o
      VC6 x86 Thread Safe (2010-Jul-21 20:06:17)

      por JJJCRAMOS — Responder
    4. Barras invertidas na instalação, instala assim:

      PHPIniDir “C:/Webserver/PHP5/”
      LoadModule php5_module “C:/Webserver/PHP5/php5apache2_2.dll”

      deixe assim:

      PHPIniDir “C:\Webserver\PHP5\”
      LoadModule php5_module “C:\Webserver\PHP5\php5apache2_2.dll”

      por jjjcramos — Responder
    5. - Diferença entre VC6 e VC9

      No manual do PHP diz que se você for utilizar o PHP com Apache
      baixados do site apache.org, então você precisaria usar a versão VC6.
      Se estiver usando PHP com servidor IIS você precisará usar versões do PHP VC9

      - Diferença entre Thread Safe (TS) e Non Thread Safe (NTS):

      De acordo com um artigo do site “iis-aid.com” devemos utilizar o
      NTS em servidores IIS com PHP rodando em Fast CGI e
      TS em servidores rodando o PHP como módulo do Apache;

      por jjjcramos — Responder
    6. portanto baixei e deu certo para XP e apache:

      php-5.3.1-Win32-VC6-x86

      por jjjcramos — Responder
  48. Eu instalei tudo certinho…sem erros e talz…
    mas quando eu abro o http://localhost/info.php ele dá erro HTTP 500…
    e eu consigo acessar o phpmyadmin…
    alguem pode me ajudar a resolver isso?

    por Mai — Responder
  49. Pedro, parabéns por este trabalho excelente. Não consegui identificar aonde eu errei. Instalei tudo sem erros. Quando vou testar o info.php dá a mensagem HTTP 404 – não encontrado. Abraços.

    por Lessa — Responder
  50. Pedro, obrigado! me ajudou muito este tutorial..
    Fique na Paz de Cristo Jesus ..

    por Silva — Responder
  51. Olá Pedro!

    Gostaria de deixar um adendo no passo 4 referente ao PhpMyAdmin. A configuração no arquivo config.sample.inc.php (renomeado para – config.inc.php) pode não funcionar se o cookie do navegador não estiver liberado para o phpmyadmin. Ocorreu esse problema comigo, e como ele não emite nenhuma mensagem de erro, apenas não logando diretamente, achei util fazer essa observação.

    Parabéns pelo tutorial! É de grande ajuda pelo conteúdo, pela explicação bem detalhada e consistente! Obrigado! abraços!

    por Igor Responder
  52. Gostei muito do tutorial, muito bacana mesmo, só q tive um probelma instalei tudo nenhum deu erro mas quando vo abrir http://localhost/info.php ele simplismente abre o diretorio nao encontra o arquivo info.php, o que eu devo fazer??? teria como vc me manda o arquivo info.php??? acho q eu modifiquei alguma coisa no codigo

    por Romulo — Responder
    1. Caro amigo Romulo,

      Passei por esse mesmo problema seu. Aqui comigo funcionou assim. Apague o seu arquivo info.php. Va no arquivo php.ini, encontre short_open_tag = off e no lugar de off coloque on. Depois disso faça novamente o arquivo info.php do jeito deste tutorial. Abraços.

      por Jardson — Responder
    2. Amigo para encontrar as linhas de comando utilize o Ctrl+F, e digite a linha que tu encontra rapidinho.

      por Landis Filho — Responder
  53. Amigos, fiz toda a instalação, segue todo o tutorial. Mas ao logar no phpmyadmin, a pagina carrega em branco, nao abra a aplicação. Podem me ajudar???

    Abrs

    por Jorge — Responder
  54. Tenho o iis 7 configurado no localhost. É possível ter os 2 webservers coexistindo?

    por Rafael Mac Menz — Responder
    1. Sim, eles só não podem rodar ao mesmo tempo na porta 80.

      por Pedro Rogério Responder
  55. Excelente! prático e funcional! o melhor que encontrei.

    guardei em favoritos! :)

    por Marcos Barbosa Responder
  56. Parabéns!!!

    Sou novato no assunto e não tive nenhum problema om esse passo a passo…

    por luciano barbosa Responder
  57. Olá fiz tod a instalação blz, mas o PHPMyAdmin nao esta funcionando quando.

    Abre a tela de login mas quando coloco o login e a senha dar pagina nao encontrada….

    por Programador PHP Responder
  58. olá.
    muito bom o tutorial.
    objetivo e prático.
    fácil para qualquer pessoa entender.
    continue assim!.
    valeu.

    por luiz f. g. deitos Responder
  59. Tutorial danado de bom.
    Ae galera, vou deixar uma dica pra quem ja tinha instalado xampp, wampp, e os parecidos, após desinstalar é bom ir até o regedit e exluir as pastas criadas, como também passar o ccleaner para limpar o registro, depois fazer a instalação do apache, php.

    é isso ai.,

    por lunho — Responder
  60. Pedro muiiiito bom seu tópico meus parabens.

    Eu uso Windows 7 32 bits, cara nao sei o que está dando errado, tudo funcionando perfeitamente mais o MySQL, é que nao consigo conectar nemmmm a pauuuu, já instalei umas 5 vezes o banco, desistaldo vouuu no diretório c:\ProgramData e deleto a pasta do MySQL, mais depois de uma nova instalação o resutaldo final é #1045 – Access denied for user ‘root’@'localhost’ (using password: YES).
    Não tem como da errado a senha, digitei devagar e pow, é o nome do meu filho “pedro”, existe alguma outra configuração, ja fiz o do arquivo hosts.

    Valeuuu

    por Erivaldo — Responder
    1. Erivaldo,

      Dê uma olhada nesse link: http://www.rad89.com/mysql_install.html Acho que a solução para o seu problema encontra-se aí.

      por Pedro Rogério Responder
      1. Pedrooo

        Deu certo muiiiiiiiiiiiiito obrigado, caraca velho foram 3 dias para configurar isso, uma falha que ja deveria ter sido corrigido.

        Abrc

        por Erivaldo —
  61. Pingback: PhpMyAdmin – Erro não carregou extensão mysql

  62. muito bom tutorial parabéns!!!!!

    por Danilo — Responder
  63. Tenho que fazer isto no win 2003, it works??

    por Carlos Mendes — Responder
  64. Fala pessoal..

    segue o link para baixar as versões antigas do php

    http://windows.php.net/downloads/releases/archives/

    Abraço

    por raimyson — Responder
  65. Cara.. mto bom .. parabéns! Me salvou essa dica do arquivo ‘hosts’ na pasta System32.
    Obrigado!

    por Damy Responder
  66. Olá, Pedro!
    Obrigado pelo tutorial!
    A dica do hosts foi certeira!
    Fazem três dias que venho tentando fazer funcionar as quatro ferramentas. Passei em vários tutoriais e garanto uma coisa: não há uma solução para todo mundo. Cada um tem um detalhe na configuração de sistema operacional e aplicativos que causa esta disparidade. Porém, com um pouco de paciência e persistência é possível implementar tudo numa boa. Por exemplo, aqui não funcionou a instalação gráfica do php. Tive que baixar o zip e fazer na mão pois tem um detalhe que não encontrei e tuto nenhum: quando se define o diretório das extensões do php é preciso escrever o caminho completo (“c:\php\ext”, por exemplo).
    Aqui ainda não está 100%: a pouco ajustei um problema na hora do php (coisa do horário de verão), anida há a mensagem “não carregou extenção mysql” (porém o phpmyadmin está funcionando) e uma mensagem de mbstring. Mas isso tudo é um ótimo aprendizado! Benefício da comunidade open source!
    Abraço a todos!

    por Éder TS Responder
    1. Olá… sei q esse post está bem antigo… mas gostaria de saber como você resolveu essa questão do horário de verão em php!!!
      Obrigada!!!

      por Jennifer Responder
  67. Galeraaaa estou com um problemãoo já tentei de tudo, mas não consegui rodar o meu querido Vertrigo no Win7? (Tentei várias opções mesmo, por favor descatem a opção de criar máquina virtual)!

    (Erro: Apache HTTP server does not work correctly. Check whenther other applications use the important port (80) and terminat them. Moreover, check firewall settings and correctness the configurartion files.)

    Pedro, parabéns pelo tutorial!

    Abraços a todos!

    por Tiago — Responder
  68. Segui o passo a passo. Consegui instalar o Apache e o PHP Ver 5.2.10 que foi a única que conseguiu instalar no meu PC (win Vista Home Premium). Não instalei o MySQL, pois, só estou testando envio de email. Depois que preencho o formulário(HTML) , vem uma mensagem perguntando para “abrir ou salvar o PHP?”. Já tentei incluse o arquivo sugerido no tutorial, mas, a mensagem persiste, confirmando que não é problema do formulário. Gostaria de saber qual o problema, pois, pareçe que falta pouco para o email ser enviado.

    por Carlos A Ferreira Responder
  69. Parabens! e tudo de melhor que existir na vida pra voce!

    por Edilson — Responder
  70. Depois de muito rolar pela net perdendo tempo com explicações erradas, para configurar o phpMyAdmin, li esse tuto e bingo.
    Parabéns pelo tutorial e a boa vontade de ajudar aos que precisam da sua sabedoria. Deus recompensa de uma forma ou de outra o bem que vc faz e que na maioria das vezes, as pessoas nem diz obrigado. Continue assim… e Obrigado.

    por claudio1656 — Responder
  71. Pedro Rogério,
    Muito bom seu tutorial kra, muitas imagens e bem detalhado.
    Eu usava o Vertrigo, mas sempre quis aprender a configurar tudo passo a passo sem usar de um pacote de aplicativos.

    Continue assim… e Obrigado.

    por Davi Alves — Responder
  72. Eu tive muita sorte na segunda tentativa de encontrar um tutorial para sanar minhar dúvidas nas instalações do Apache+PHP+MySQL+PhpMyAdmin, pois sempre estarei utilizando as versões mais atuais e estáveis, o que um WampServer da vida não oferece.
    Só uma pergunta: e para fazer as atualizações como deve-se proceder?

    Parabéns…

    por Cláudio Márcio — Responder
  73. Caro Pedro muito bom esse seu post, porém tive um problema na minha máquina, é um windows 7 ultimate 32bits e tem um maldito processo com pid 4 ocupando minha porta 80, sabe como matar, ou cancelar esse processo ??

    O nome dele é System com descrição NT Kernel & System.

    por Rodolpho — Responder
    1. Acho mais fácil você alterar a porta do Apache. Acesso o arquivo http.conf e procure por algo do tipo:

      #
      # Listen: Allows you to bind Apache to specific IP addresses and/or
      # ports, instead of the default. See also the
      # directive.
      #
      # Change this to Listen on specific IP addresses as shown below to
      # prevent Apache from glomming onto all bound IP addresses.
      #
      #Listen 12.34.56.78:80
      Listen 80

      Altere o valor Listen 80 para, por exemplo, 8080, reinicie seu Apache, agora você irá acessar da seguinte forma: http://localhost:8080/

      por Pedro Rogério Responder
  74. ola pedro, instalei o php testei tudo ok, mas o arquivo php.ini, não achei, onde encontro esse tal?

    um abraço joao

    por joao-pg-sp Responder
  75. Pingback: Tweets that mention Instalar Apache+PHP+MySQL no Windows 7/Vista/XP » Pinceladas da Web - HTML5 Hard Coding and Bullet Proof CSS -- Topsy.com

  76. alguem pode me ajudar, ta instalado no meu pc o windows 7 ultimate e o easy PHP 5.3.1 so que eu nao consigo
    salvar na pasta www as extensoes do php eo html nao aparece na pasta www o windows 7 ele fala assim voce nao tem permissao para salvar neste local.
    entre em contato com o administrador para obeter permissao. Mas da pra copiar a extensao php e entrar na pasta www e colocar la da certo estranho, mas salvar direito na pasta www nao da voce nao tem permissao para salvar neste local.

    por Luis carlos — Responder
  77. Pedro ! Ja reinstalaei i Apache e o PHP 5 porem a pagina de configuração não carrega

    por Ernandes — Responder
  78. Pedro, estou com um problema:

    Após a instalação do PHP5, meu servidor apache não inicia mais (fiz o teste, apos a configuração do apache pra ver se apresentava o problema, e não apresentou, somente após instalar o PHP no pacote disponibilizado no Share X, é que ele apresenta este erro).
    S.O.: W7 32bits

    por Otavio — Responder
    1. estou com o mesmo problema

      por Fabio paiva — Responder
  79. o meu não aparece a opção do apache, foi igual a um dos primeiros comentarios. Baixei no share x tbm e não funcionou, a minha é a mesma do Pedronauck e do Jorge Luiz. Ainda tenho um projeto de escola e pouquissimo tempo, ainda principiante. Por isso to desesperado

    por R — Responder
  80. Cara,

    Obrigado você éum genio,estou a uma semana tentando solucionar esse problemadeincompatibilidade como seven, e finalmente graças avocê eu consegui.Obrigado!

    por isabela — Responder
  81. instalei o apache 2 no windows 7 mas não consigo abrir o httpd-win para editar. já habilitei todas as permissões possíveis para o arquivo e as pastas mas não deu resultado.

    o que fazer nesse caso?

    obrigado.

    por henrique soria — Responder
  82. Parabens pelo Tutorial, só que estou tendo alguns problemas…

    bom eu baixei a versao do php indicada aki. qndo eu termino de instalar ele roda só php, sem MySQL, eu olhando nas extenções falta selecionar as do Mysql, dai qndo eu seleciono, e instalo o servidor para total com o apache. vc tem alguma ideia?

    por leo terezinha Responder
  83. Excelente tutorial. Valeu.

    por Moreno — Responder
  84. Eu estou tendo uma dificuldade com o php, está aparecendo uma mensagem que o windows não pode encontrar OCI.DLL.

    Alguem pode ajudar?

    por Moreno — Responder
  85. Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo tutorial e agradecer, pela ajudar que esta dando a todos iniciantes no em wamp!
    estou com um problema no phpmyadmin..fiz tudo que vc falow só aparece a seguinte mensagem: Não carregou a extensão mysql
    verifique a configurações do php – Documentação!

    desde ja agradeço!

    por Marcelo ribeiro — Responder
  86. Excelente, muito didático.

    Obrigado!

    por Gil — Responder
  87. Gostaria de sua ajuda instalei php+apache no windows xp, porém ao tentar executar o arquivo teste.php (info()) ele faz download do arquivo e não executa o php. poderia me ajudar?

    abs,

    Claudio

    por Claudio Responder
  88. Boa tarde. Primeiramente obrigada pelo excelente tutorial.Instalei tudo de acordo com as explicações e ocorreu tudo conforme o esperado, no entanto o apache não esta executando os arquivos em php (“.php”) o único arquivo que ele executa perfeitamente em php é o “info.php” (que consta no tutorial), mas quando tento acessar outros documentos em php o windows tenta fazer o download do arquivo. Como faço para solucionar isso.
    Obrigada.

    por ArtDigital — Responder
  89. Caro Pedro,

    Muito bom seu tutorial. No entanto, eu estou tendo problemas com o phpmyadmin até a instalação do phpmyadmin tudo foi conforme o tutorial. O que ocorre é que ao logar o phpmyadmin ele resulta em uma página em branco. Já verifiquei o hosts conforme consta no tutorial, mas infelizmente ainda não consegui nada. Será que você teria alguma dica?

    Desde já agradeço pela atenção dispensada

    por Renato — Responder
  90. Pingback: DeServ – Info » Instalar Apache+PHP+MySQL no Windows 7/Vista/XP

  91. Primeiro meus parabéns, algum tempo venho tentando instalar e somente com esse tutorial consegui.É bom saber que existe pessoas como você que estão sempre dispostas a ajudar, dividir conhecimento. Isso é grandioso!

    Estou com o seguinte problema:

    Um formulário com palavras sem acentos é salvo no Banco de dados, mas se tiver qualquer palavra com acento, não salva.

    testei criando um banco com latin1_swedish_ci e o Conjunto de caracteres MySQL: UTF-8 Unicode (utf8)

    Porém não tive resultado, alguém pode me ajudar?
    Grato!

    por Jorge Ferreira Responder
  92. Bela aula, estava procurando por isso…

    só uma pergunta meio fora de questão, que editor é esse que você usou no tutorial?

    por Junior Eberhardt — Responder
    1. eu uso o etext-editor, e é muito bom…

      por Carlos — Responder
    2. Intype.

      por Pedro Rogério Responder
  93. Ótimo tutorial Pedro!!! me ajudou mto!!!
    Só tive um probleminha na hra de testar o php,
    qdo vou abrir ele soh apresenta o código:

    ;

    O que pode ser hein??
    Valeeww!!

    por Raul — Responder
  94. Não estou conseguindo. Eu s´po tenho a senha de acesso do MySQL mas ai diz que tem que ter do usuario tbm como assim ?

    eu não me lembro de usuario apenas a senha do BD.. Help-me urgente

    por Vinicius — Responder
  95. Pedro, bom dia, segui o tutorial, completo e deu certo, porem, quando pedi pra reiniciar o apache, aparece a mensagem “The requested operation has failed!” e não abre mais, tem algo que possa fazer?

    att

    Gabriel

    por Gabriel Cirino — Responder
  96. Antigamente tinha perdido muito tempo tentando instalar Apache+PHP+MySQL, chegando até a não conseguir. Mas seguindo o seu tutorial foi tudo bem, agora poderei reiniciar os meus estudos sobre desenvolvimento web sem ter uma experiência negativa no começo, isso ajuda muito.

    por Oswaldo Guirra — Responder
  97. aeee brother… mto obrigado
    esse tuto seu é uma mão na roda!

    por Gustavo Martinelli Responder
  98. Alguém resolveu o problema que não abre o PhpMyAdmin?
    “não carregou extensão mysql”

    Ainda não consegui e os passos feitos estão todos corretos.

    por Anderson — Responder
  99. Olá pessoal, tive problemas em usar o Apache 2.2.XX no Windows 7, instalava normalmente, mas não iniciava. Descobri que o problema era porque o Windows 7 ocupa por padrão a porta 80, que por sinal é usada pelo serviço de HTTP e então vi que foi por isso que estava dando erros constantes.

    Solução:

    Alguns tutoriais pregam que para o Apache funcionar você tem que habilitar nos recursos do Windows o IIS e mais algumas coisas. Não faça isso!

    Simplesmente abra o editor de registros (REGEDIT), encontre a seguinte chave:

    HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\HTTP, adicione a seguinte DWORD (32bits)

    de-lhe o nome de NoRun. Mude seu valor para 1.

    Na chave Start mude seu valor para 0.

    Reinicie o sistema e pronto; seu Apache estará rodando na porta 80.

    Abraços Galera.

    por Luis Eduardo — Responder
  100. INSTALEI O APACHE E ESTÁ RODANDO LEGAL, MAS QUANDO VOU SALVAR ARQUIVOS DO PHP NO HTDOCS O SISTEMA NÃO PERMITE, DIZ QUE NÃO TENHO PODERES DE ADMINISTRADOR, TAMBÉ QUANDO FUI FAZER AS ALTERAÇÕES NOS ARQUIVOS NÃO CONSEGUI ALTERÁ-LOS. EU LOGO COMO ADMINISTRADOR, ESTOU USANDO DO WINDOWS 7 DE 64 BITS.
    O MYADMIN QUANDO CHAMO NO APACHE APARECE UM SCRIPT EM HTML.

    por paulo takagi — Responder
  101. Olá, Pedro.

    Obrigada pelo seu tutorial. Fiz a instalação no Windows 7. Só tive um problema: Após a instalação do PHP, quando reinicializei o Apache, este dava erro. Vi o erro na tela de comando, e tive que copiar o arquivo: php5apache2_2.dll para a raiz da pasta do Apache, no seu exemplo, seria C:/Webserver/Apache2.2. Depois disto, ele funcionou e o PHP tambéml.

    Seu tutorial está muito bom. Parabéns!

    por Andrea — Responder
  102. MUito legal o seu tutorial, eu consegui instalar o apache, porém apos instalar o PHP5.3.5….o apache não consegue mais reiniciar e voltar se conectar….
    O apache só volta a funcionar após desinstalar o PHP…..

    Alguem me ajuda por favor já não sei mais o que fazer….

    por Ng Tik — Responder
    1. kra eu peguei o arquivo php5apache2_2 de one intalei o php e botei na pasta raiz do apache *webserver/apache2.2 que nem falaram ai, mas agora tenho um outro problema, pois não lê arquivo php e me da opção de download do mesmo..

      por Ricardo — Responder
  103. Tive um problema. Eu isntalo o apache e funciona e instalo o php 5.3.5 e ao ir restartar o server do apache da erro.
    Alguem teve esse problema ?

    por Ricardo — Responder
    1. Ricardo.
      Isso E Por Causa Da Compatibilidade De Cada Programa, Você Tem Que Baixar As Versões Citadas Acima. é So Procurar No 4Shared.com Que Vc Encontra.

      por Vinicius Responder
      1. cosnegui resolver o problema. Eu fui testando as configurações no apache e via o erro e ia vendo como corrigir. Deu tudo certo. Obrigado e otimo tutorial. Agora só partir pro abraço e meter a cara no PHP.

        por Ricardo —
  104. Pessoal, fiz tudo como sitado no tutorial usando as mesmas versoes dos aplicativos, APACHE E PHP mas na hora que tento resetar o servico do Apache ele nao starta, alguem pode me ajudar?
    a unica diferença e o meu windows, eu estou usando o Windows Server 2003, ate tentei no windows 7 porem deu o mesmo erro.

    por Jhonathan Responder
    1. Cara você deve estar tendo o problema que eu tive. Procura na pasta do apache um arquivo executavel chamando test configuration apache algo assim. Ele vai te indicar o que está errado. Provavelmente terá que enviar um aquivo que tem na pasta do php e copiar ele tambem para a pasta raiz do apache. Fiz isso e fui testand oe está funcionando perfeitamente.

      por Ricardo — Responder
  105. Cara, muito bom o tutorial, simples e pratico, uso o win7 x64 e baixei o apache 2.2.17 e php php-5.3.5-Win32-VC6

    Fiz de TUDO para funcionar o info.php e ele somente mostra ERRO 404!
    Não sei mais o que fazer. O Apache sozinho está funcionando, agora o PHP não vai de jeito algum… eu li todos os posts aqui e segui todas as dicas já citadas nas respostas, sem sucesso… alguém pode me ajudar :(

    PHPIniDir “C:\Webserver\PHP5″
    LoadModule php5_module “C:\Webserver\PHP5\php5apache2_2.dll”
    AddHandler application/x-httpd-php .php

    por Renan Parra — Responder
  106. Oi, sou super iniciante aqui…
    Seguinte, eu não instalei o php, eu user a versão zip (li algo sobre em outros tutoriais, mas enfin) o fato é, eu estou usando a versão php 5.3.5, já tenho o apache instalado e configurado como diz ai acima(versão 2.2), o mysql já tinha instalado(esse é o unico com que tenho um pouco de afinidade), o caso é que, como já disse não “instalei o php” então não me veio nehuma dessas opções… já tenho um arquivo para teste no servidor, mas como o apache não reconhece ele simplesmente tenta abrir o arquivo com o dreamweaver(que tambem tenho instalado). Eu tento configurar de acordo com o que leio em alguns tutoriais mas todos os que vi falam sobre versões anteriores do php, onde nome de arquivos que eu deveria modificar não existem na minha versão… Estou louca pra aprender programação em php mas não adiante continuar estudando se eu não tiver ele funcionando, então alguma luz?

    **Li algo sobre, acho que se chama zend motor, isso seria tipo o eclipse só que pra php? ele vai ajudar em alguma coisa no meu caso?

    por Larissa — Responder
  107. Pra galerinha que tá tendo dificuldade com “The requested operation has failed!”.

    Eu resolvi colocando uma \ no final do endereço aonde configura o php.ini .
    Ex:

    # configure the path to php.ini
    PHPIniDir “C:\webserver\php\”

    por Eduardo — Responder
  108. VALEU!

    por Eric — Responder
  109. Fiz tudo como escrito no tutorial, a página info.php aparece perfeitamente, porém é a única. Qualquer outro arquivo php, aparece apenas o código, inclusive eu não consigo acessar o phpmyadmin por causa disso.

    por Henrique — Responder
  110. Completar o tutorial… após a instalação do php5 e quando nós reniciamos o apache, algumas vezes deparamos com erro operacional por favor entra na pasta logs (apache) abre o arquivo error.

    caso aparecer essa mensagem:
    httpd.exe: Syntax error on line 489 of C:/Webserver/Apache2.2/conf/httpd.conf: Cannot load C:/Webserver/Apache2.2/php5apache2_2.dll into server: N\xe3o foi poss\xedvel encontrar o m\xf3dulo especificado.

    Abre o httpd.con (apache/conf)
    quase na última linha

    encontra esse parametro

    (atual)

    #BEGIN PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL
    PHPIniDir “”
    LoadModule php5_module “php5apache2_2.dll”
    #END PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL

    (deve ficar assim e adiciona essa configuração)

    #BEGIN PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL
    PHPIniDir “C:\Webserver\PHP5″
    LoadModule php5_module “C:\Webserver\PHP5\php5apache2_2.dll”
    AddType application/x-httpd-php .php
    #END PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL

    OBS: PHPIniDir (direciona a pasta onde está instalado o php5) no meu caso é esse.
    LoadModule php5_module “C:\Webserver\PHP5\php5apache2_2.dll” (direciona a pasta onde está instalado o php5) no meu caso é esse.

    è isso espero ter ajudado

    por Marcelo Grimberg — Responder
  111. galera blz.
    Estou entrando em webdesing agora e ainda desconheco
    muita coisa. Eu estou terminando um site e quero coloca-lo no
    ar. para isso criei um server web no meu pc que imagino resolver isso.
    mas sera que alguem ai tem um tutorial conhece um para me ajudar a
    colocar esse site no ar. Pq pelo que entendi agora colocando a pasta do
    site na pasta ‘htdocs’ o site ja seria acessado pelo servidor seria so
    isso. Mas como faco para colocar o dominio para o servidor indentificar isso, sao duvidos nesse sentido que eu tenho entre outras.

    Alguem da um help ai.

    valeu galera

    por Bruno — Responder
  112. ola tentei segui o tuto a cima mais ja na instalação do apache me aparece esse tipo de mensagem
    installing the apache2.2 service
    the apach2.2 service is successfully installed.
    testing httpd.conf…..
    Errors reported here must be corrected before the service can be started.
    httpd.exe: Could not reliably determine the server´s fully qualified domain name,using 192.168.0.103
    for server name
    normalmente ú permitida apenas uma utilizaçao de cada endereço de soquete.
    make_could not bind to address 0.0.0.0.80
    no listening sockets available, shutting down
    unable to open logs
    note the errors or messages above, and press the hey to exit

    nao loga se alguem puder me dar retorno
    e-mail:jhonne2505@hotmail.com

    por jhone — Responder
    1. testou o test configuration do apache ele pode mostrar o erro mais detalhado.

      por Ricardo — Responder
  113. Alguém pode me ajudar? Não consigo terminar a configuração do mysql, na parte MySQL Server Instance Configuration, fica assim:
    ok Prepare configuration
    ok Write configuration file
    x Start service
    Já havia conseguido configurar antes, mas ao tentar acessar o PhpMyAdmin em http://localhost/phpmyadmin/ deu erro no nome de usuário, desinstalei o mysql para reinstala-lo novamente, mas não consigo passar dessa parte.

    por Nilsson — Responder
    1. Cara vc está colocando o login certo ?

      por Ricardo — Responder
      1. olá, Ricardo. Já resolvido o problema, era mesmo no login, estava invertendo uma maiscula por minuscula na senha. Valeu!

        por Nilsson —
  114. Pedro mô quiridu, valeu pelo tutorial. Muito bom mesmo. Consegui realizar todas as etapas. Claro que não foi fácil, e se fosse perderia o tesão. Fica com Deus e até a próxima…

    por Landis Filho — Responder
  115. Pedro, já que agora fiz tudo certo quero muito saber como colocar em prática tudo que aprendemos e que fizemos aqui nesse post. Tipo, instalei todos os programas necessários para um bom banco de dados. Agora quero fazer um site. Você poderia me indicar um bom tutorial (assim como o seu, claro e ótimo) para eu criar um bom site? Valeu!

    por Landis Filho — Responder
  116. Caro Pedro Rogério, muito bom o seu tutorial, porém uma dúvida e uma sugestão. Eu parei na parte da instalação do PHO porque não encontro a opção Apache na tela de WebServer usado. A versão utilizo na instalação do PHP é a php-5.3.5-nts-Win32-VC6-x86.msi que segundo pesquisa profunda é a indicada para esse cenário que você está propondo. Gostaria que você nos desse uma ajuda para efetuar a instalação usando a última versão do PHP.

    por Flávio Kowalske — Responder
    1. Vc está com a versão non thread-safe, baixe a versão thread-safe que é a que tem suporte para Apache 2.2.x

      Abraço!

      por Delano — Responder
  117. Primeiramente obrigado pelo tutorial ficou excelente!!!
    Gostaria de ajudar as pessoas que tiveram a mesma duvida que eu aonde efetuava todos os passos do tutorial acima corretamente e ainda assim não conseguia acessar o mysqladmin – por causa de um erro relacionado ao Sql, então fuçando muito na net achei esse tutorial que resolve o problema.
    http://www.hardware.com.br/tutoriais/apache-php-mysql-windows/ativando-mysql-php.html
    Como notei que muitas pessoas acima tiveram o mesmo problema espero que ajude. um abraço a todos!

    por Guigood — Responder
  118. Tive o seguinte problema:

    “Para começar, instale o PHP usando somente os componentes padrões. Eu marquei todos os itens na instalação, e ele dava um erro no final, além do que eu não conseguia mais iniciar o Apache. Então desinstalei e instalei novamente, sem selecionar todos os componentes, até por desconhecer a função de vários deles. É melhor você fazer uma instalação enxuta, as possibilidades de erros são menores. Com mais componentes, fica mais difícil localizar o ponto do erro.”

    Veja mais em: http://www.hardware.com.br/tutoriais/apache-php-mysql-windows/configurando-php-manualmente.html

    E se tiver um problema parecido poderá resolver.

    por Leandro — Responder
  119. Olá amigos…
    Fiz todo o passo-a-passo e funcionou, só que reinicie o pc e o apache não funciona mais, dá a seguinte mensagem: The requested operation has failed! Meu sistema é o Windows7

    por Wesley Silvaroli — Responder
  120. Muito bom tutorial, funcionou tudo certinho.
    Grato.

    por Edvaldo Szymonek Responder
  121. Cara muito bom o tutorial. Parabéns. Eu que não sabia nada desses servidores, já que so usava esse tudo em um(easyphp, etc), aprendi a configurar um servidor local. Aconselho a quem tiver com problemas a ler o tutorial postado pelo Leandro, porque cada um terá um problema diferente na hora da instalação. E no tutoria explica a resolver esses “pequenos” probleminhas. Vlw Pedro, ótimo post.

    por Samuel dos Santos — Responder
  122. Depois de um dia inteiro na frente do pc, finalmente conclui a instalação de todos os programas. Agora vou criar um banco de dados e testar a conexão.

    Abraço a todos!

    por Samuel dos Santos — Responder
  123. Etou tendo uma dificuldade para terminar o segundo passo erro que ate foi postado acima mais com as soluçoes postadas acima ainda não resolvi…

    o Apache não da start após instalar o php-5.3.1-Win32-VC6-x86

    erro “The requested operation has failed”

    c:/Webserver/Apache2.2/conf/httpd.conf

    #BEGIN PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL
    # configure the path to php.ini
    PHPIniDir “C:/Webserver/php/”
    LoadModule php5_module “C:/Webserver/php/php5apache2_2.dll”
    AddHandler application/x-httpd-php .php
    #END PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL

    agradeço desde já a quem puder me ajudar

    por Jemerson Souza Responder
  124. ja resolvi atualizando as verções do apache e PHP e indicando o caminho do “php\php5apache2.dll” no httpd.conf

    por Jemerson Souza Responder
  125. Parabéns pelo excelente Post Rogério.
    Instalei tudo perfeitamente como mencionado sem erros.
    Bastou apenas informar que para instalar o MySQL é preciso parar o Apache.
    Fora isso esta excelente!!
    Estou começando e foi de grande ajuda.

    Obrigado

    por Paulo A T Martins — Responder
  126. Po, cara, valeu pela explicação…
    tava preocupado com o erro do My-Sql no 7…
    Mas agora acredito que vá ficar tudo tranquilo.
    Falow, abraço

    por Hilder Nunes Responder
  127. Parabens, excelente tutorial, tudo funcionou perfeitamente, conforme explicado, e as dificuldades foram resolvidas com a leitura das mensagens e respostas aos usuários… quem tiver dificuldade, que tenha paciencia para ler as mensagens dos outros leitores…
    Muito grato pelo excelente trabalho.

    por nonickh — Responder
  128. Faço das palavras do NONICKH as minhas palavras. Demorei umas 5h pra instalar tudo, conforme o tutorial. Encontrei alguns problemas como: programas desatualizados e incompatíveis, erro 1045 do MySQL que deve ser apagada a pasta Programs Data e também um problema em relação ao código lá em cima que está com um espaço a mais. Aí em cima mandaram os programas zipados em um site de compartilhamento e tudo funcionou perfeitamente. Agradeço a todos, pois como iniciante, já aprendi como instalar manualmente.

    por Yuri Cavazin — Responder
  129. Olá Pedro Rogério, excelente tutorial, deve ter dado um trabalho e tanto pra montar, criar os screen e organizar cada detalhe. Tem quem não dê valor, mas tem os que são gratos. Eu sou um, valeu mesmo, muito bem detalhado. Segui passo a passo e tudo ocorreu como se você mesmo estivesse fazendo. O apache funcionou direitnho, o php testei com uma página que gerei no front page e abriu legal e o mysql também, fiz o teste do “dos” e rodou certinho.
    Tenho uma dúvida. O meu apache só abre em localhost ou 127.1.1.0, estou usando a porta 8002 devidamente habilitada no meu roteador. Como faço para abri-lo à internet? Tenho um dominio do DDNS Winco (aquele que vincula um nome “meunome.ddns.com.br” ao ip atual da maquina), poderia usá-lo? Como configuro no apache? Sei que é no conf, mas não sei quais as linhas que precisam ser mudadas.
    Poderia me ajudar?
    Agradeço antecipamente.
    Abraço a todos
    Excelente Escola, só não pega quem não quer…

    por Reinaldo — Responder
  130. Se + alguém tiver problemas com o mod_rewrite, mesmo após ter aplicado todos os passos citados no post, altere no httpd.conf do Apache a linha “AllowOverride None” para “AllowOverride All”

    ——————————————
    # AllowOverride controls what directives may be placed in .htaccess files. # It can be “All”, “None”, or any combination of the keywords:
    # Options FileInfo AuthConfig Limit
    #
    AllowOverride All
    ——————————————

    []‘s

    por Rodolfo Responder
  131. Cara, só queria parabenizar pelo tutorial, muito bom!!

    por Vinicius Sandim Responder
  132. ola pessoal instalei td aki no meu pc como foi explicado so que as paginas em php nao funcionam. abre o codigo fonte…

    por Geneses Responder
    1. Tbm estava com esse problema e consegui resolver com o download do arquivo
      ntwdblib colando na pasta c:\windows\system32\ , pre mim resolveu
      Download:

      http://www.arquivos-dll.com/e/enews?enews=DownSoft&classid=14&id=12181&pathid=0&pass=c3add55f8718f72428ad1fe34c0b8cbd&p=:::

      por jhonatas Responder
      1. Download: http://www.arquivos-dll.com/N/ntwdblib.dll.html

        por jhonatas
  133. Pingback: Roteiro de como instalar o Apache+PHP+MySQL « Joerllys Sérgio

  134. CARAAAAAAAAAA *————————-* você salvou a vida de muita gente com esse post…. FINOO! muito bom….
    é soh pegar as versões q vc utilizou e já eraaa! UDHUSAHDUSAHDUSAHDUSHAUHUSA

    abraçoo!

    por Rafael Garrido — Responder
  135. Alguem pode me ajudar?
    instalei o apache tudo certinho,
    quando instalei o PHP ele não abre pois esta faltando o arquivo ntwdblib.dll

    por Fábio — Responder
  136. Olá, eu instalei o apache só que ao tentar iniciar ele aparece essa mensagem: “The requested operation has failed!”
    alguem pode me ajudar?

    por Carlos Teixeira — Responder
    1. Estou o mesmo problema, verifiquei o log de erros e apareceu o seguinte erro:

      “httpd.exe: Could not reliably determine the server’s fully qualified domain name, using 192.168.3.4 for ServerName
      [Fri Jun 03 13:47:41 2011] [warn] pid file C:/WebServer/Apache2.2/logs/httpd.pid overwritten — Unclean shutdown of previous Apache run?”

      Esse ip que aparece ai é da minha de rede que vem automatico pelo do dhcp do roteador, ai tentei desativar a placa de rede pra ver e dai apareceu o mesmo erro só com o ip local,

      httpd.exe: Could not reliably determine the server’s fully qualified domain name, using 127.0.0.1 for ServerName
      [Fri Jun 03 13:49:00 2011] [warn] pid file C:/WebServer/Apache2.2/logs/httpd.pid overwritten — Unclean shutdown of previous Apache run?”

      Alguém idéia do que pode ser isso, ou de como resolver ??

      por Rafael — Responder
      1. cara veja meu ultimo post… é exatamente o mesmo erro que tive… para resolver … veja se nao tem programas usando a mesma porta do apache.. no meu caso o skype utilizava… mas podem ter outros…

        achei minha resposta nesse link aki…. espero que ajude

        http://stackoverflow.com/questions/195641/windows-could-not-start-the-apache2-on-local-computer-problem

        por Thiago Silva —
  137. Sofri um pouco para achar os programas adquados, com um pouco de sofrimento consegui, já havia tentado varios tutoriais, mas sem sucesso. Na minha opinião esse foi o melhor. Parabens! Valeu!!!!!!!!!!

    por Petri — Responder
  138. tentei o xamp, wampserver, apache sozinho, nada roda no meu windows 7 ultimate 64.

    o monitor do apache mostra verde(ativo), mas nao abrelo localhost, ja segui varios tutoriais, mas ate agora nada.

    alguem pode ajudar

    por karim — Responder
  139. cara no meu apache 2.2(mesma versao que o seu) não aparece o SSL binares. E na hora que vou instalar o php ele não tem a opção de marcar o webserver. Voce sabe respoder o pq que isso acontece?

    por JONAS Responder
  140. man, vlw mesmo pelo tutorial, achei muito bacana… um problema que tive e acharia legal vc incluir no seu tutorial é um problema com o phpmyadmin e outro com a porta do apache… seguem abaixo os problemas e o que fiz para solucionar:

    1- APACHE
    Error: Could not reliably determine the server’s fully ….
    Solution: Verificar se nenhum programa esta utilizando a mesma porta do Apache, no caso um dos programas mais comuns é o Skype.

    2- PHPMYADMIN
    Error: Cannot load mysql extension. Please check your PHP configuration.
    Solution: Copiar os arquivos php_mysql.dll e php_mysqli.dll dentro do path c:\WebServer\PHP5\Ext para a pasta c:\WebServer\Apache2.2\Bin

    reiniciar o computar (nao tentei reiniciar apenas o apache… pode ser que fucione) e aproveitar do seu novo servidor ^^

    bem… abraços a Todos e mais uma vez, vlw o tutorial.
    nota 1000

    por Thiago Silva — Responder
    1. Obrigada pela ajuda, realmente funcionou pra mim, mas além disso eu acessei a página phpmyadmin dessa forma: http://localhost/phpmyadmin/index.php

      mto bom o tuto

      por Nathy Responder
    2. Pedro, muito obrigada mesmo por esse tutorial… ele me ajudou duas vezes!!! No Pc do meu esposo e no meu pc… É muito bom saber que na nossa área tem pessoas querendo ajudar outras como você fez!!! :)

      Thiago… obrigada pela resolução do PHPMYADMIN… funcionou direitinho pra mim. Essa parada desse arquivo até me fez ficar louca… kkkk….
      Mais uma vez parabéns pelo tuto e obrigada a todos!!! :D

      por Jennifer Responder
  141. Uma das soluções para o Erro “The requested operation has failed!”

    Após ter feito várias e várias tentativas e modificações no httpd.conf, conforme foi dito nos posts acim e mesmo assim não dava certo, etao após várias buscas e tentativas descobri que basta pegar o arquivo “ntwdblib.dll” e copiar para a pasta “c:\webserver\apache2.2\bin\” dessa forma consegui fazer o apache startar.

    A todos muito obrigado e ao ótimo Tutorial

    por Guipson Barros — Responder
  142. Excelente post. Parabéns.

    por Rodrigo Ribeiro — Responder
  143. Oi, aki é de Moçambique!!
    Preciso de instalar o Apache,PHP,e mysql para um trabalho de escola,
    uso sonyVaio de 64bits e ao instalar o Apache dá um erro na consola do cmd
    dizendo que tem um erro no socket, apesar do icone do apache aparecer no task bar
    como o Pedro mencionou à cima quando faco start da um erro dizendo que é impossivel instalar.
    A versao que baixei foi: Win32 Binary without crypto (no mod_ssl) (MSI Installer): httpd-2.2.19-win32-x86-no_ssl.msi [PGP] [MD5] [SHA1].
    Agradecia muito qualquer ajuda…Já estou neste dilema há uns dias e não consigo solucionar…

    Obrigada pela atencao e Parabéns pelo tutorial!!!

    por Yara Vanessa — Responder
  144. Oi de novo!!! O erro que aparece no ecra da consola quando esta a iniciar o Apache é o segiunte:

    The Apache service named reported the following error:
    >>> (OS 10013)Foi feita uma tentativa de acesso a um soquete de uma maneira que é proibida pelas permissões de acesso. : make_sock: could not bind to address 0.0.0.0:80
    Eu ja mudei a porta do skype e n existe outro servico usando a porta 80!!

    Aguma solucao para o meu problema??

    bjx..Obgda

    por Yara Vanessa — Responder
  145. Bom tutorial…esta a ser dificil instalar..mas
    ainda estou na luta..lol

    A versao do php e diferente!!! e kuando kero acessar ao info.php da o erro
    404 NOT FOUND!!!

    que pode ser?? Já efectuei todos as solucoes a cima citads mas nada!!!

    Algm me ppode ajudar??!!

    Bgda..
    Moçambique

    por Yara Vanessa — Responder
  146. To com problema na instalação do PHP

    eu uso win7x86 com apache2.2 e baixei o php5.2, pois é o único com versões vc6 disponíveis no php.net. só que ele não funciona. quando abro o aplicativo php.exe, dentro da pasta do php, ele diz que falta uma oci.dll. alguem sabe como resolver o problema?

    por Fuad — Responder
  147. Estou com problema em acessar o phpmyadmin. Recebo mensagem de erro:
    #2002 Não foi possível se logar no servidor MySQL

    Estou utilizando user: root e a senha que defini no config:

    por Ferrucio — Responder
    1. COMO?

      por Leandrin — Responder
  148. É mais simples que eu pensava, obrigado pela ajuda!

    por Marcelo — Responder
  149. Ótimo tutorial Pedro! Deu tudo certo! Reforço com os demais que melhor instalar todos separados para facilitar a atualização (meu caso hoje)
    xD

    por Samuel Mendes — Responder
  150. Eu instalei tudo corretamente mas estou com um problema meio que estranho .. Ao executar o PHPMyAdmin e outras paginas do Xamp tudo funciona normalmente, porém quando tento rodar meu website no htdocs a pagina fica e mbranco e nao carrega nada.
    Alguem sabe como posso corrigir isto?

    por Pablo — Responder
  151. Bom dia Pedro. Usei seu tutorial e tudo funcinou perfeitamente. Ficou show de bola mesmo. Agora, sem querer abusar da boa vontade, gostaria de saber onde posso encontrar o php-5.3.1 VC6 para sistemas de 64 bits. É que agora mudei para o Seven 64 bits, e só consegui encontrar até agora o Apache e o MySQL para 64 bits. Ainda estou tentando achar o PHP e o PhpMyadmin. Você sabe me informar onde posso encontrar?
    Agradeço desde já pela atenção.
    Grande abraço.

    por Marco Carvalho — Responder
    1. Dê uma olhada aqui: http://www.anindya.com/php-5-3-2-x64-64-bit-windows-binary/

      por Pedro Rogério Responder
  152. Bom dia Pedro, sou eu de novo (o Marco Carvalho aí de cima). Obrigado por responder tão prontamente às nossas dúvidas. Valeu mesmo. Agora, quanto à minha pergunta acima (sobre o PHP para sistemas 64 bits), o link que vc me passou realmente é o de 64 bits, mas é aquele que está no formato ZIP. Não sei como proceder nesse caso, pois seu tutorial usa aquela versão que está em MSI (instalação do windows). Você sabe onde posso encontar essa versão MSI?
    Mais uma vez, agradeço pela grande ajuda.
    Abração.

    por Marco Carvalho — Responder
  153. Pingback: Começando com PHP – Salvando o código » Pinceladas da Web - HTML5 Hard Coding and Bullet Proof CSS

  154. very good…ok…tutorial bem explicado tudo ok…

    se alguem tiver probrema para iniciar o mysql eu tive , eu instalei a versao mysql-essential-5.1.53-win32 mais antes de instalar de novo eu tive que deletar a pasta MYSQL onde ele e instalado. instalei de novo e deu certo ….demorei horas para descubrir isso .ok …

    por anonimo — Responder
  155. Olá !
    Obrigada pelo tutorial!
    Funcionou bem no win 7 64 bits. Baixei:
    apache: httpd-2.2.21-win32-x86-openssl-0.9.8r.msi
    mysql: http://linorg.usp.br/mysqlDownloads/MySQL-5.5/mysql-5.5.16-winx64.msi
    php: do link do Thiago Osório

    Segui os passos e depois de instalar o php, apache parou de funcionar. Faltava uma dll, a ntwdblib.dll (http://www.dlldll.com/downdll/4196.html). Também que tive q reconfigurar o httpd.conf .
    Dali funcionou bem.
    Obrigada pelo tutorial, pois eh o wamp n funcionava de jeito nenhum. De quebra aprendi as configurações manualmente.
    Show!

    por Elvira — Responder
  156. Pedro, boa tarde.
    Antes de mais nada obrigado por ler este e-mail.
    Baixei o PHP a partir do site oficial, porem eu não encontro o arquivo setup para instalação. Será que existe outro arquivo com nome diferente ou tem algum procedimento que eu desconheço ?

    Parabéns.
    Obrigado.

    por Luiz Roberto — Responder
  157. Solução para o problema “The requested operation has failed” no Windows 7 Ultimate 64bit.
    É preciso desativar o IIS para o apache poder iniciar, pois ele também usa a porta 80. (Internet Information Services)
    Como desativar:
    Vá no menu iniciar e clique em Executar ou digite no campo de pesquisa (no caso do Vista/Seven) ou então pressione WinKey+R.
    Digite services.msc e pressione Enter.
    Procure por Serviço de Publicação da World Wide Web e clique duas vezes.
    No menu que desliza em Tipo de inicialização deve estar Automático. Clique e defina como Desativado.
    Clique em OK e inicie o Apache normalmente.
    Espero ter ajudado, abração.

    por Rafael — Responder
  158. Solução para o problema “phpmyadmin The mysqli extension is missing” com o phpMyAdmin
    Abra o arquivo php.config dentro da pasta do PHP5, e comente as seguintes linhas (insira o “#”), ficará assim:
    [PHP_MYSQL]
    #extension=php_mysql.dll
    [PHP_MYSQLI]
    #extension=php_mysqli.dll

    por Rafael — Responder
    1. Na verdade para resolver este problema eu tive que alterar php.ini na pasta php eu fiz um pouco diferente devido a diferença nas versões dos programas, mas neste caso acho que se aplica tbm.
      Emfim, eu alterei a linha 807 de ;extension_dir = “./” para extension_dir = “c:/php/ext/” no caso daqui seria extension_dir = “c:/php5/ext/”

      por Luis Henrique — Responder
      1. Prezados, fiz todas as tentativas e nada. Então li mais abaixo sobre parar o Apache. Ao invés de reiniciar eu Parei o Apache. Reativei e funfou 100%. Está rodando com as alterações sugeridas pelo Luis Henrique. Muito agradecido ao Pedro, Rafel, Luis e a toda a comunidade! Ahhh, estou rodando as versões mais recentes (Apacha, PHP, MySQL e PHPMyAdmim).
        Primeira dica: Confiram e testem as versões (VC6, VC9, nts, etc).
        Aqui está rodando Win7, Ultimate, 64. Apache 2.2.21(win32), MySQL 5.5.28, PHP/5.3.18, PHPMyAdmin 3.5.3.
        Abraço!

        por Eduardo Ribeiro
  159. Muito obrigado, ótimo tutorial… Funcionou certo… Valeu… :-)
    Lembrando que por enquanto o xdebug não funciona com o php vc9…

    por Leandro Rocha — Responder
  160. Para quem não tem condições de ter um DreamWeaver, o NetBeans é uma boa opção: http://netbeans.org/

    por Leandro Rocha — Responder
  161. Muito obrigado, foi de muita ajuda []‘s

    por ToN — Responder
  162. Instalei o Apache 2.2.20 e o PHP 5.3.1. Quando fui reiniciar o Apache apareceu o seguinte erro:
    “O Apache HTTP Server encontrou um problema e precisa ser fechado.”

    Olhando no httpd.conf do Apache, referente as linhas de configuração do PHP percebi que tinha um erro nas barras, estava assim:

    PHPIniDir “C:/Webserver/PHP5/”
    LoadModule php5_module “C:/Webserver/PHP5/php5apache2_2.dll”

    então eu acertei e deixei asim:

    PHPIniDir “C:\Webserver\PHP5\”
    LoadModule php5_module “C:\Webserver\PHP5\php5apache2_2.dll”

    Reinicei o apache com o PHP instalado e funcionou. Blz. Quando reinicei o computador a Apache parou de funcionar, aparecendo a mesma mensagem:
    “O Apache HTTP Server encontrou um problema e precisa ser fechado.”

    Quebrei a cabeça e ainda não consegui solucionar.

    por eric — Responder
    1. Amigo qual sistema operacional vc usa ?

      por rafael — Responder
      1. 7 ultimate x64

        por rafael —
  163. Rafael, eu uso Windows XP 32bits, service pack 3. Obrigado

    por Eric William — Responder
  164. Tem duas dicas, a primeira é; tenta comentar todas as extensoes .dll que são carregadas pelo php, vc deve editar dentro do php.ini, tenho quase certeza que é isso, dai vc descomenta apenas as extensoes que vai usar.

    Faz um teste ai e qualquer coisa avisa.

    Outra coisa que sempre faço também é copiar essas bibliotecas, libeay32 e
    php5ts que estão dentro da pasta do php,no meu caso que uso win 764Bits, copio para pasta C:\Windows\SysWOW64, no caso do xp é C:\Windows\System32

    por rafael — Responder
    1. Rafael, obrigado a sua dica funcionou, comentei as linhas e o apache funcionou blz junto com o PHP. Deixei apenas as linhas referentes ao MySQL. Estou usando: Apache 2.2.20, PHP 5.3.1, MySQL 5.1.46 e phpMyAdmin 3.4.7

      Só mais uma coisa, estou com o seguinte erro no phpmyadmin, consegui abrir ele apenas uma vez, depois não abriu mais:

      ” Cannot start session without errors, please check errors given in your PHP and/or webserver log file and configure your PHP installation properly. ”

      Bom, o mysql esta rodando, fiz o teste sugerido pelo prompt de comando e ele retornou o status do mysql. Agora só falta o phpmyadmin mesmo.

      Mais uma vez obrigado.

      por eric william — Responder
  165. Cara, mto bom mesmo, parabéns pelo tutorial. Ficou perfeitamente bem aqui no meu pc as instalaçoes. Obrigado!

    por Cassiano — Responder
  166. Bom dia a todos.

    Estou com uma dificuldade para desabilitar alguns campos. Quero que apareça só o campo descrição do problema, unidade e local para o usuário local. já fiz de tudo mais não deu certo.

    att,

    Devaniê.

    por Devanie — Responder
    1. Informo que resolvi criando outro usuário.

      por Devanie — Responder
  167. agora o erro é quando o proprio usuário cria o seu login ele dá um erro que não envia o e-mail.

    por Devanie — Responder
  168. o erro que dá é esse.

    ERRO NA TENTATIVA DE CRIAR USUÁRIO TEMPORÁRIO. SUA SOLICITAÇÃO NÃO FOI PROCESSADA!

    por Devanie — Responder
  169. Fiz aqui e instalação do PHP5 normal, mas na hora de restartar o Apache ele apresentou um erro “The request operation has failed” desisntalei o PHP5 e ele voltou a startar; instalei novamente e aconteceu novamente; o que pode ser?

    Desde já, muito obrigado.

    por Denis — Responder
  170. Segui todo o tutorial e consegui logar no phpmyadmin. mas quando fechei e tentei abrir de novo apareceu seguinte erro ” Cannot start session without errors, please check errors given in your PHP and/or webserver log file and configure your PHP installation properly. ” e depois disso nunca mais consegui abrir o phpmyadmin. pelo prompt o mysql esta funcionando normal

    por Luis — Responder
    1. amigo estou com o mesmo problema poderia me ajudar.?

      por Francisco — Responder
  171. Pessoal esse tutoria funciona. porem o instalador do apache vcs iram encontrar no link abaixo :

    http://archive.apache.org/dist/httpd/binaries/win32/apache_2.2.14-win32-x86-openssl-0.9.8k.msi

    Nesse tutorial, o autor colocou o apache “no open ssl” ( o que esta incorreto );

    Tirando essas observacoes, parabens para o tutorial, funcionou certinho.

    por Carlos Renato — Responder
  172. Galera,

    Fiz aqui a instalação de ambos e funcionou, quando rodo uma pagina em php ela abre tranquilamente, mas quando eu tento fazer a conexão com o banco de dados MySQL não consigo acesso.
    O erro que recebo é o seguinte:

    Call to undefined function mysql_connect() in C:\Webserver\Apache2.2\htdocs\conn.php on line 8

    Utilizei os instaladores:
    - Apache: httpd-2.2.21-win32-x86-no_ssl
    - PHP5: php-5.3.1-Win32-VC6-x86
    - MySQL: mysql-5.5.18-winx64
    - PhpMyAdmin: não instalei

    As configurações fiz seguindo os passos aqui explicados do apache, php e mysql. E algumas sugeridas pelos comentário que ajudou a rodar o php. Mas ainda assim não funciona a conexão.

    #BEGIN PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL
    PHPIniDir “C:/WINDOWS″
    LoadModule php5_module “C:/Webserve/PHP5/php5apache2_2.dll”
    AddType application/x-httpd-php .php
    #END PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL

    Seria alguma configuração no apache e php?

    Se puderem responder aqui ou por e-mail agradeço.
    Segue e-mail marioh_brino@yahoo.com.br

    Obrigado desde já.

    por Mario — Responder
  173. Do tutorial fiz até a instalação do apache, que não esta funcionando, pois, quando abro localhost, da: “servidor não encontrado” pelo browser. não prossegui pois achei que se o apache ta ruim, o php não vai instalar direito, e o mysql tbm não. peço ajuda já estou quase desistindo de instala-los no “windows 7 64″ e ja estou pensando em intalar em outro HD o linux e instalar o Apache – PHP – MySQL e o PHPmyAdmin. peço ajuda

    por Bruno Oliveira — Responder
  174. Para quem está com o problema do “The requested operation has failed”, é só fazer isso:

    Abra o arquivo httpd.conf na pasta conf das pastas do apache e altere a linha “Listen 80″ para “Listen 81″, onde 81 pode ser qualquer número diferente de 80, pois seu computador já está usando a porta 80, então o apache tenta usar essa porta, mas já está sendo usada por outro programa, como uTorrent, Skype, entre outros…

    Agora sim pode dar um Start no apache e continuar com a instalação do Php e MySql.

    Espero ter ajudado…

    por Fernando — Responder
  175. Fiz a instalação de tudo, depois de alguns problemas, ao abrir o PhpMyAdmin, ocorre o seguinte erro:

    “The mysqli extension is missing. Please check your PHP configuration.

    Já fiz o que o Luis Henrique disseram, mas não foi e não achei o arquivo que o Rafael disse pra resolver o mesmo problema.

    Já rodei vários lugarem pra fazer isso funcionar, mas ta complicado.

    Estou começando agora e se puderam ajudar agradeço.

    Abraço!

    por Fellipe — Responder
  176. muito bom este tutorial
    parabéns pessoal

    por Alcione Morais Responder
  177. Bom , eu tenho um problema , eu instalo o PHP certo , que indicaram que é o VC6 ai aparece a apache 2.2 eu instalo tudo certinho , mais ai depois de tudo instalado , eu vou dar restart no server apache , ele diz operation failed , e só volta a funcionar quando desinstalo o PHP , alguem pode me ajudar ?

    por Pedro — Responder
  178. Excelente post. Muito obrigado, muito fácil de instalar com tuas dicas e sem nenhum erro no windows 7. valeu!

    por Igor Sabino de Freitas — Responder
  179. Segui todo o tuorial com sucesso pleno, podem copia minhas pastas já desenvolvidas e concluidas de sites que tenho, ao testar da o seguinte erro:

    Fatal error: Call to undefined function get_header() in C:\Program Files\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs\index.php on line 1

    Alguem pode me ajudar?

    por Pedro Rocha DIniz Responder
  180. Ola fera. Ja utilizo este sistema a um bom tepo para fazer meus testes de websites antes de upar na net.
    Agora vem uma dúvida.
    Tem como eu pegar tudo isso que esta rodando aki, apache, php, mysq etc, e incluir FPT e EMAIL , Apontar o DNS para minha maquina, incluir uM CPANEL e fazer tudo isso virar um servidor de Hospedagem de sites com tudo que se tem direito??

    por Juli C.Pereira. Responder
  181. Obrigado pelo tutorial, consegui instalar sem problemas! Esta página está no meu “favoritos”.

    por Renato — Responder
  182. Tutorial que salva vidas :)!!! Meu mais sincero OBRIGADA!!!

    por Narja — Responder
  183. cara parabens pelo tutorial ajudou bastante….

    por roger Responder
  184. Muito obrigado Pedro, você me ajudou bastante. Só tive uns problemas com MySQL, porem instalei a versão 6 e deu tudo certo.
    Parabens pelo tutorial =)

    por Luiz Paulo Brandão — Responder
  185. Qual é melhor para baixar? “no_mod_ssl” ou o Openssl” ?

    por macgyver — Responder
  186. O site Oficial não recomenda a versão V9 (5.3 e 5.4) para usar com Apache. No começo pode não apresentar problemas, mas depois pode ser que de um pouco de dor de cabeça. O certo seria instalar com php5.2

    por macgyver — Responder
  187. faltou meu ponto de interrogação na ultimo comentário…

    ?

    por macgyver — Responder
  188. Instalei o EasyPHP, o monitor diz que está tudo instalado corretamente. mas quando digito LOCALHOST abre a página do iis que está no diretório inetpub\wwwroot e não o que está no diretório \arquivos de programas\easyphp\www. O que tem que ser feito ?

    por Carlson Responder
  189. Excelente tutorial, sempre que formato o pc venho aqui p configurar meu ambiente de trabalho. Parabéns!

    por Alexandre — Responder
  190. Muito bom este tutorial, foi de grande utilidade. Parabéns pelo trabalho.

    por Alessandro — Responder
  191. estou começando a estudar programação. baixei o Apache (instalei) só que nhr de inciar aparece a msg “the requested operation has failed”.
    uso win7 ultimate 64bit

    por marcio — Responder
  192. Boa tarde!! Sei que o post é antido, mas não pudia deixar de agradecer a ótima iniciativa e parabenizar pelo post, alem de agradecer ao amigo Romer por ter disponibizado os arquivos certos para a instalação.
    Valeu!!!!

    por Marco Responder
  193. Pingback: Como implantar um sistema de Helpdesk de TI na empresa « Veia Digital

  194. Parabéns pelo tutorial.
    Só gostaria de sugerir que fosse informado no turorial, que sempre que se for fazer qualquer instalação que envolva o Apache, sempre pare o serviço. Pois muitos problemas de não conseguirem reinicia-lo é porque foi executado a instalação do PHP sem que o Apache fosse parado.
    Fica como uma dica.
    Espero ter contribuido.
    Abs

    por Marcelo — Responder
  195. Parabens ótimo material.
    Vou estudar essa tutorial.

    por G.S.C.P Responder
  196. Estou com um problema , quando instalo o php certinho vou da restart no apache nao funciona, pode mim da um dica, fico agradecido.

    por aldair — Responder
  197. pedro rogerio quero lhe agradecer pelo belissimo tutorial de instalção do servidor apache+php+mysql+phpadmin aqui correu tudo bem sem nenguem problema não precisa nem de wamp xampp etc é só prestar atenção que da tudo certo valeu um abraço que Deus te abençoe.

    por valdinei — Responder
  198. Parabéns correu tudo como informado, só tive o cuidado pra baixar as vesões certa. Quando ao phpMyAdmin, deu um erro mas ao parar o servido do apache e startar funcionou na boa.Valeu!

    por seabra — Responder
  199. Pedro, parabéns pelo tutorial, depois de muitas tentativas sem sucesso, consegui através do seu tutorial rodar os 4 programas.

    por Juanito Responder
  200. Não To conseguindo subistituir esta dando errado como que faço
    #LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

    por Denis — Responder
  201. Ref. acentuação :

    Instalei o Apache/2.2.22 (Win32) , PHP/5.3.10 e o Mysql 5.5.23 no Windows 7.
    Bco de dados Mysql : Conjunto de caracteres MySQL: UTF-8 Unicode (utf8)

    No banco de dados está gravado corretamente com acentuação , porém quando nos meus aplicativos faço a leitura vem caracteres estranhos , por ex. Aniversário em vez de Aniversário , más no banco está correto.

    Em qual arquivo da instalação faço a alteração para resolver esse problema ??

    Obrigado

    por Julio — Responder
  202. Instalei tudo certinho, conforme o tutorial, não apareceu nenhuma mensagem de erro nos processos. Porém estou com dois itens que aparecem igual ao tutorial. Primeiro: se eu entrar no prompt do Windows (CMD) e digitar mysql -u root -p ele diz que não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo de lotes. Porém se eu abro o MySQL pelo menu iniciar, ele executa. Segundo: Ao colocar a pasta phpmyadmin na pasta htdocs e acessar pelo navegador, apareceu a seguinte mensagem que eu acredito ter algo haver com a minha primeira dúvida: “Cannot load mysql extension. Please check your PHP configuration.”. Alguém pode me ajuda, quero iniciar em PHP, mais já barrei na instalação rsrs. Uso Windows 7 X86 Professional.

    por Leandro D. Rodrigues — Responder
    1. Digitei errado acima. Os dois itens mencionados NÂO aparecem iguais ao tutorial.

      por Leandro D. Rodrigues — Responder
  203. Olá como, eu mudo a pasta HTDOCS?

    por JVJ — Responder
  204. OLá? instalei conforme esse tutor, porém constou ero poderiam me ajudar?

    ***
    The mysqli extension is missing. Please check your PHP configuration.

    ***

    por Givanildo Santos Responder
  205. eu intalei o apache 2.2 mais na hora que eu clico em START ele informa erro.

    por thales ruan — Responder
  206. Pingback: O que você precisa saber para explorar o WordPress – dicas para iniciantes | Veia Digital

  207. Quando vou instalar o PHP, naquele segundo passo não está aparecendo a opção Apacre.
    Só aparecem três:

    – IIFast CGI
    – Other CGI
    – Do Not Setup a Web Server

    por Jefferson Responder
    1. Versão do seu apache. Eu tive esse mesmo problema, pois havia baixado o apache errado.

      por Ricardo — Responder
      1. Sério? Pensei q o problema era no server Mysql. Então qual o apache q devo baixar para ter um melhor resultado?

        por Jefferson
    2. Se não me engano eu baixei o
      Win32 Binary without crypto (no mod_ssl) (MSI Installer): httpd-2.2.22-win32-x86-no_ssl.msi

      Url com os downloads:
      http://httpd.apache.org/download.cgi#apache24

      Em qual desses links você clicou:

      Win32 Source: httpd-2.2.22-win32-src.zip [ PGP ] [ MD5 ] [ SHA1 ]

      Win32 Binary without crypto (no mod_ssl) (MSI Installer): httpd-2.2.22-win32-x86-no_ssl.msi [ PGP ] [ MD5 ] [ SHA1 ]

      Win32 Binary including OpenSSL 0.9.8t (MSI Installer): httpd-2.2.22-win32-x86-openssl-0.9.8t.msi [ PGP ] [ MD5 ] [ SHA1 ]

      por Ricardo — Responder
      1. Obrigado, já consegui resolver. É que eu tinha mesmo usado a versão 2.4, e ainda não fizeram o php para essa versão. Depois eu consegui resolver instalando o Apache 2.2.

        Mesmo assim ficou dando problema no Mysql, não estava iniciando o server MYSQL, então instalei o wamp server. Nele instalou outro apache 2.2, nesse outro php e MYSQL.

        Com o monitor do apache posso gerenciar e escolher o apache que quero usar. O Mysql deixou de dar problema e está funcionando perfeitamente.

        por Jefferson
  208. Excelente o seu post, parabéns!

    Segui seu passo a passo há alguns meses atrás e consegui instalar tudo com sucesso no meu Windows 7.

    Porém, em algumas vezes que ligava o PC, o Apache não iniciava, tentando iniciar pelo Apache Monitor recebia a mensagem “The requested operation has failed”. Para resolver simplesmente reiniciava a máquina.

    Esse problema intermitente passou a ser mais frequente, até que não consegui mais iniciar o serviço. Estudando na internet, descobri que a porta 80 já estava sendo usada pelo “Serviço de Publicação na World Wide Web”.

    Seguindo algumas dicas, desabilitei esse serviço, e consegui liberar a porta 80 da máquina, porém o apache continua não iniciando. O erro agora fala de uma finalização inesperada.

    Já tentei reparar e até reinstalei o apache e nada. Alguma dica?

    por Rafael Miranda — Responder
    1. No httpd.conf seta o apache para a porta 8080 ou 8090 e ao acessar pra testar bota localhost:8090 ou 8080

      por Ricardo — Responder
      1. Obrigado pelo interesse Ricardo.

        Até fiz esse teste, mudando no httpd.conf para ‘Listen 8080′, mas o Apache continua não iniciando.

        Acredito que consegui resolver a questão do conflito de portas, quando desabilitei o outro serviço, o problema agora parece ser outro.

        por Rafael Miranda —
      2. tipo vai no dir onde está o seu apache..e valo em logs tem um error.log …pode dar uma olhada la e me fala o erro

        por Ricardo —
      3. Fala Ricardo.

        Já fiz diversos testas nesses últimos dias. Abaixo segue um trecho do log de erros que mostras as mensagens que venho recebendo no log:

        [Mon Jul 02 16:48:34 2012] [warn] pid file C:/Webservice/Apache2.2/logs/httpd.pid overwritten — Unclean shutdown of previous Apache run?
        Starting the Apache2.2 service
        The Apache2.2 service is running.
        pid file C:/Webservice/Apache2.2/logs/httpd.pid overwritten — Unclean shutdown of previous Apache run?
        [Mon Jul 02 16:52:53 2012] [warn] pid file C:/Webservice/Apache2.2/logs/httpd.pid overwritten — Unclean shutdown of previous Apache run?

        por Rafael Miranda —
  209. tipo desinstala e re-instala na porta 8080 pra teste tbm.

    por Ricardo — Responder
  210. Tutorial sensacional , muito bom mesmo !

    por Thiago Responder
  211. aê galera eu não tava conseguindo logar no phpmyadmin , eu uso um programa chamado Navicat ele é otimo pra gerenciar banco de daods , quando eu loguei o mysql pelo CMD eu vi que a porta era 3307 , e por padrão vem 3306 ,vejam isto !

    por Thiago Responder
  212. phpmyadmin não está funcionando, alguempoderia me ajudar…..
    The mysqli extension is missing. Please check your PHP configuration.

    por Afonso Responder
    1. cara você restartou o apache apos por o phpmyadmin ?

      por Ricardo — Responder
  213. Pedro,
    Muito obrigada pelo post, segui as instruções e está tudo funcionando direitinho! Parabéns

    por Carol — Responder
  214. amigo eu uso xampp, mas instalei varias vezes tudo manualmente, mas dava erro com caracteres tipo acentos em geral, ou seja escrevia algo com acento, gravava com caracteres diferente, por isso q uso xampp! se tiver alguma soluçao, volto a utilizar, pois sabemos que esses webserver tem muitas falhas.

    por Emanuel — Responder
  215. Olá, muito obrigado pelo tuto!!
    Mas acabei tendo um problema com o phpmyadmin, esta dando um erro que não estou conseguindo resolver, help plz.

    Segue aqui o erro;
    ——————————————————
    phpMyAdmin – Erro
    A extensão mysqli não está presente. Por favor, verifique a configuração do PHP (a h r ef=”Documentation.html#faqmysql” target=”documentation”)(img src=”themes/dot.gif” title=”Documentação” alt=”Documentação” class=”icon ic_b_help” /)(/a)
    ——————————————————

    Alguém sabe algo a respeito desse erro?

    por Marko — Responder
  216. Boa tarde, no momento da instalação do php não apereceu na lista dos servidores a opção do apache. Eu utilizo o windows 7 ultimate 32 bits.

    por denis almeida Responder
  217. Boa Noite amigos tambem estou com o mesmo problema -> phpMyAdmin – Erro
    A extensão mysqli não está presente. Por favor, verifique a configuração do PHP

    por Lindomar Santos — Responder
  218. Estou com o mesmo problema EXTENSÃO MSQLi não está presente.. estou rodando o phpmyadmin no IIS… a questao do PHP ESTÁ FUNCIONANDO NORMALMENTE, tanto que ele abre a página info.php normalmente

    por GLAUCIO ALMEIDA — Responder
  219. Estou com o mesmo problema EXTENSÃO MSQLi não está presente.. estou rodando o phpmyadmin no IIS… a questao do PHP ESTÁ FUNCIONANDO NORMALMENTE, tanto que ele abre a página info.php normalmente

    por GLAUCIO ALMEIDA — Responder
  220. Cara muito bom, funcionou direitinho, obrigado! Agora tenho meu próprio servidor php

    por Daniel — Responder
  221. Parabéns pelo post, me ajudou muito. Grato!

    por Danilo Bruno Responder
  222. olá,fiz tudo certo so não consigo entender como que eu faço para colocar o site para rodar nesse servidor?

    por jonathan Responder
  223. Muito Bom.
    Parabens, está tudo muito bem explicado, precisa apenas informar os usuários que pode ser feito com os programas atualizados.
    Agradeço muiiiiiito..

    por Euripedes — Responder
  224. Primeiro quero parabenizar e agradecer a explicação.
    Se for classificar a mim mesmo, diria que estou antes do novato nesses termos.
    Segui o procedimento a risca, até no que se refere a versões, encontrei alguns problemas que vou especificar aqui, espero conseguir auxilio.
    Apache instalado, fiz o procedimento php como mostra o tutorial, quando mandei reiniciar o apache recebi a seguinte informação
    *httpd.exe: Syntax error on line 501 of D:/webserver/apache/conf/httpd.conf: Cann
    ot load D:/webserver/php/php5apache2_2.dll into server: N\xe3o foi poss\xedvel encontrar o procedimento especificado.*
    fiz algumas pesquisas onde encontrei a informação que o XP não se sabe porque não reconhece o “php5apache2_2.dll”, deveria baixar o php5apache2.dll e alterar o httpd.conf, feito isso o apache iniciou.
    Fazendo o info.php, notei que o php não esta funcionando, tentei inicia-lo diretamente pelo php.exe e recebo a informação que segue:
    *Não foi possível localizar o ponto de entrada do procedimento php_getopt na biblioteca de vínculo dinâmico php5ts.dll*
    Também fiz algumas pesquisas e dentro dos meus parcos conhecimentos não entendi muito bem, como não sei se essa alteração do php5apache2.dll pode ter feito com que o php não ligue, resolvi perguntar aqui.
    Desde já agradeço a colaboração.

    por luis — Responder
  225. Estou com o mesmo problema do Glaucio e do Lindomar…EXTENSÃO MSQLi não está presente.. a pagina info.php abre normalmente…

    por Jefferson França Responder
  226. Ajudem por favor?

    A extensão mysqli não está presente. Por favor, verifique a configuração do PHP

    por Jefferson França Responder
  227. Resolvido usando a versão http://windows.php.net/downloads/releases/archives/php-5.3.8-Win32-VC9-x86.msi

    por Jefferson França Responder
  228. Olá pessoal, fiz os passos do tutorial que por sinal é muito legal, mas não deu certo, até o, o meu phpmyadmim não funciona! Não consigo acessar nem o arquivo de teste do PHP dá o seguinte erro: Not Found

    The requested URL /phpmyadmim was not found on this server.

    Alguem pode me ajudar?

    por Wegila — Responder
    1. Segue o seguinte endereceo “http://www.sistemabasico.com.br/2011/07/01/instalando-o-php-5-3-x-x86-vc9-thread-safe-no-windows-7/”, com certeza aqui tem uma explicacao k lhe vai ajudar mto

      por Valter Chail — Responder
  229. E detalhe o apache funciona normal. o msql tbm

    por Wegila — Responder
  230. Bom galera,

    fiz conforme o tutorial e funcionou normalmente…..

    se fizer correto , não tem como da error.

    Tanks..

    por Romero Soares — Responder
  231. Muito bom esse tutorial, nota que após instalar-se o servidor apache tem que se reiniciar o PC, mas tirando isso, excelente, bom trabalho!!!

    por costinha — Responder
  232. Goste da explicacao, consegui instalar todos os progrmas, mas o MySql eu ja tinha. quando entro no localhostphpmydmin ele abre mas da um erro no MySQL antes de ru por a password. O erro e o seguinte:

    (Error

    SQL query:

    SET CHARACTER SET ‘utf8′;

    MySQL said:
    #1115 – Unknown character set: ‘utf8′)

    Alguem pode me ajudar a solucionar este problema?

    por Valter Chaile — Responder
  233. SHOWWW

    por JACI — Responder
  234. Pessoal ,o phpmyadmin tem hora q dá esse erro também , eu renicio o computador e volta a funcionar na boa , mas tenho problema que não aparece o código sql para eu visualizar diz que o mysql ão enviou resposta, e em algumas tabelas não consigo salvar porque diz que os dados são insuficientes.

    por Fabiano — Responder
  235. Belo tutorial.Executei todos os passos e tudo funcionou perfeitamente.Tudo não!! Até agora não consegui conectar o PHP com o MySQl. Já fiz de tudo. Fui em vários sites, vários foruns e nada. Acho até que esta conexão é inviavel.Se houver uma chance para me ajudarem,ficarei muito grato.

    por Carlos Symanski Responder
    1. O MySQL está rodando corretamente? Abra o console, digite mysql -u root -p, depois digite a senha e no final digite status, se estiver funcionando corretamente o problema é no seu script PHP.

      por Pedro Rogério Responder
  236. eu nao consegui, fazer tudo isso;

    por christian Responder
  237. Alguém conseguiu resolver o problema: Please check your PHP configuration. – Documentation ?

    por Victor — Responder
  238. Ola eu instalei tudo ok, mas quando abro o php myadmin

    phpMyAdmin – Erro
    The mysqli extension is missing. Please check your PHP configuration.

    Se alguém souber?

    por Nome — Responder
    1. Muita enrolação….pouca ação,
      fiz todas as recomendações ate aqui descritas, mas só resolveu com algo que ninguém falou até agora… simples:
      faz uma cópia do arquivo PHP.INI e cola na pasta c:\Webserver\Apache2.2\bin\ e pronto.

      por Dutko — Responder
  239. Olá amigos…

    Estava com o problema ao reiniciar o apache após instalar o php.

    Desinstalei o Php e baixei esta versão:
    http://windows.php.net/downloads/releases/archives/php-5.3.4-Win32-VC6-x86.msi

    Dai não deu mais problemas…

    Encontrei esta versão no site:
    http://www.websiteadministrator.com.au/articles/install_guides/installing_php534_pg2.html

    Um abraço a todos.

    por Douglas Godoy — Responder
  240. Para quem está com o problema “The requested operation has failed” e tentou a solução sugerida:

    Abre o httpd.con (apache/conf)
    quase na última linha

    encontra esse parametro

    (atual)

    #BEGIN PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL
    PHPIniDir “”
    LoadModule php5_module “php5apache2_2.dll”
    #END PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL

    (deve ficar assim e adiciona essa configuração)

    #BEGIN PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL
    PHPIniDir “C:\Webserver\PHP5″
    LoadModule php5_module “C:\Webserver\PHP5\php5apache2_2.dll”
    AddType application/x-httpd-php .php
    #END PHP INSTALLER EDITS – REMOVE ONLY ON UNINSTALL

    e mesmo assim não conseguiu resolver, sugiro que desinstale o anti-virus faça as modificações sugeridas no httpd.conf e depois reinstale o anti-virus. Foi assim que resolvi o meu problema.

    por Alexandre — Responder
  241. Pingback: Porque o PHP não conecta ao MySQL? |

  242. Muito obrigado pelo tutorial, a parte do “MySQL” e do “phpMyAdmin” que me serviu mais, pois as versões do Apache, do PHP, do MySQL e do phpMyAdmin estavam desatualizadas. Como a nova versão do Apache tem que ser instalada no cmd (pois ela só vem em binário), eu tive que procurar outros tutoriais na internet, e só encontrei do Apache + PHP atualizados nas versões que eu queria.

    O MySQL Server 5.6 foi um sacrifício instalar, e no fim nem instalei ele, instalei o 5.5 que é uma versão mais próxima do 5.6 e ainda pode se optar pelo download do installer.

    Apenas não deixo os links de download do Apache, PHP, MySQL e phpMyAdmin atualizados, pois a instalação do Apache e do PHP são diferentes, e não condizem com o tutorial.

    Obrigado pelo tutorial, ele realmente me esforçou a configurar meu próprio servidor, pois antes eu utilizava pacotes como WAMP (não funcionava por causa da incompatibilidade com a porta 80 do IIS) ou o Apache2Triad (me serviu bastante, foi o único pacote que me serviu por um tempo, pois não tinha incompatibilidade na porta 80, porém ele estava desatualizado).

    Mais uma vez, obrigado pelo tutorial.

    por Éber Mainardes — Responder
  243. Muito obrigado pela sua iniciativa! Sou developer a pouco tempo, comecei a faculdade em 2012 e antes disso não tinha noção de nada quase no mundo da computação, web, etc! Hoje eu faço estágio, e uso Python, mas tenho uma alta curiosidade sobre o PHP! E sem dúvidas, seu tutorial foi essencial para eu dar inicio aos meus primeiros projetos! Muito obrigado!

    por Gustavo — Responder
  244. Muito bom o post, parabéns ajudou bastante ! no site Scriptcase tem algumas informações interessantes tbm.

    por Ricardo Responder
  245. Quando vou acessar o phpmyAdmin, dá o seguinte erro.
    Chamada a função indefinida mb_detect_encoding () in C: \ Program Files (x86) \ Apache Software Foundation \ Apache2.2 \ htdocs \ phpmyadmin \ bibliotecas \ php-gettext \ gettext.inc na linha 177

    alguém sabe me dizer oque pode ser isso? O resto está funcionando normalmente!

    por Eduardo — Responder
  246. com esse servidor tem como eu colocar vários sites hospedados dentro dele?
    e como faço para proporcionalizar??? vlw galerinha

    por JEFFERSON Responder
    1. Pode colocar quantos sites quiser, mas tenha em mente que é para desenvolvimento local, e não para colocar sites em produção.

      por Pedro Rogério Responder
  247. Neste caso de hospedar vários sites, seria possível usar para fins comercial?

    por JEFFERSON Responder
  248. Pingback: Instalar Apache+PHP+MySQL no Windows 7/8/Vista/XP/2003 | INFORMÁTICA FTP

  249. OLA

    O PHP OFICAIL NAO INSTALA AVISA QUE NAO E UM APLICATIVO WIN32 VALIDO,O QUE FAÇO???NAO EXITE INSTALADOR PARA A VERSAO NOVA 5.5.2???

    por davi — Responder
    1. Baixou a versão no site oficial?

      http://windows.php.net/download/#php-5.5

      por Pedro Rogério Responder
  250. Pingback: KiLLeR BraSiL » Instalar Apache+PHP+MySQL no Windows 7/8/Vista/XP/2003

  251. quando eu baixo o apache no site ele não vem em executavel pra eu instalar, onde tem um link do .exe ?

    por matheus — Responder
  252. meu amigo parabens pelo otimo post, toda vez que preciso instalar o php venho no seu site que esta muito bem escrito.

    abs, e sucesso.

    por Claudio Responder
  253. quando clico pra fazer login no php da esse erro:
    Erro fatal : Chamada a função indefinida mb_detect_encoding () in C: \ WebServer \ Apache2.2 \ htdocs \ phpMyAdmin \ bibliotecas \ php-gettext \ gettext.inc na linha 177

    detalhe uso windows 8, o que pode ser?

    por rodrigo — Responder
    1. Isso é problema no seu código, não no PHP.

      por Pedro Rogério Responder
  254. ja tinha baixado o php antes e deu requisitos nao suficiente, agora baixei o apache mas nao abre a janela de instalacao que vc falou e nao sei qual arquivo clicar para abrir.Na realidade quero verificar atraves do phpinfo.php se meu sistema esta capaz de rodar bem minha pagina na internet. depois vou baixar o prestashop pelo filezilla. desculpe minha ignorancia to tentando entender se puder me ajudar agradeco.vlw

    por Sandro Responder
  255. Pessoal, testando tudo separado como ensina o artigo achei mais difícil, pelo fato de ter que baixar tudo separado e configurar tudo a parte. Testei o Wampp Server algum tempo e gostei, agora pretendo testar o Wampp para ver se é bom, e também por rodar no Linux.

    Alguém optou por usar um pacote pronto? E se optou, quais as impressões que teve?

    por eric — Responder
  256. Olá Pedro Rogério!

    Parabéns pelo seu artigo! Ele está muito bem organizado. Obrigado pelas suas valiosas informações.

    Paz e bençãos,

    Dinilson Marçal

    por Dinilson Marçal Responder
  257. Ótima postagem!
    Para quem está recebendo o erro

    Fatal error: Call to undefined function mb_detect_encoding() in C:\apache\htdocs\phpmyadmin\libraries\php-gettext\gettext.inc on line 177

    no phpmyadmin

    Na pasta onde foi instalado o PHP renomeie (Caso necessário), o arquivo”php.ini-development” para ”php.ini”
    e depois Abra e adicione essas duas extensões no mesmo arquivo(pode ser logo após as ultimas linhas).

    extension = mysqli.dll
    extension = mbstring.dll

    Restate seu APACHE e teste as mudanças. Devera funcionar!!!

    por Mauro Ferraresi — Responder
  258. Pingback: XAMPP, WAMP, EasyPHP: Qual a melhor solução para o desenvolvedor PHP que usa Windows? | Profissionais TI

  259. Pedro,
    Obrigado pelo tutorial ficou fácil de fazer todas as instalações e configurações, eu so tive um erro no phpmyadmin, mas resolvi baixando a ultima versão dele, acho que o pacote anterior tinha alguma coisa faltado, enfim obrigado

    Continue postando mais coisas interessantes, os tutorias são de grande ajuda no dia a dia.

    Abs

    por Marcel — Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>