em
Microsoft acerta no desenvolvimento do Internet Explorer 9

Microsoft acerta no desenvolvimento do Internet Explorer 9

Internet Explorer 9

Vocês se lembram quando falei que o Internet Explorer 9 teria suporte a HTML5?. Muita gente ficou duvidando, mas eis que a Microsoft resolver surpreender a todos e resolver implementar em seu novo browser suporte a HTML5 e a CSS3.

O anúncio foi feito no MIX 2010, onde a MIcrosoft resolver disponibilizar para download uma versão preview do Internet Explorer 9. Dentre essas novas features mostradas no evento, o IE9 tambpém terá suporte a SVG e um novo motor de JavaScript chamado Chakra, que promete bater de frente com Opera e Google Chrome.

IE9 Test Drive

Performance

No gráfico abaixo vocês podem ver o desempenho do novo motor de renderização de JavaScript:

JavaScript Chakra

Suporte a aceleração por Hardware

As novas aplicações que estão sendo desenvolvidas em HTML5 estão exigindo cada vez mais do Hardware, e o Internet Explorer 9 promete ao usuário uma nova experiência em navegação agora com suporte a aceleração por hardware. Um exemplo básico é essa página que anima os logos seguindo o mouse:

Internet Explorer 9 e Aceleração por Hardware

Para maiores informações sobre o que foi implementado no Internet Explorer 9 até o atual momento, aconselho você a visitar os seguintes links:

Se quiser obter atualizações em tempo real sobre o assunto, aconselho a me seguir no Twitter que estarei falando constantemente sobre o assunto.

Comentários

  1. Deus é pai!

    por Sérgio Rodrigues Responder
    1. amém

      por joão felipe — Responder
  2. Ainda acho o IE8 um monstro e não espero muita coisa do IE9. Essas são boas notícias. Precisam melhorar muito para passar no Acid3 Test.

    Acho curioso. Quando o Messenger recebe uma nova versão, a Microsoft só deixa o usuário usar o programa depois de aplicar a atualização. Por que a mardita não faz o mesmo com o navegador? Isso seria ruim? O único ponto contra que eu vejo é só a inconveniência de esperar o download, que não chega a ser grande.

    por Carlos Eduardo Responder
    1. Também já pensei nisso. Se forçam atualizar o msn por que não fazem o mesmo com o IE?!

      por Maicon Sobczak Responder
      1. Também já pensei nisso. Mas vejo dois problemas:

        O primeiro seria que algumas empresas possuem sistemas que rodam exclusivamente no IE6. Então, forçar uma atualização seria prejudicar o usuário, que precisará de uma atualização também nos sistemas e etc.

        Uma outra barreira seria que a Microsoft já foi prejudicada com ações anti-truste por ‘forçar’ o usuário a utilizar seu browser ‘acoplando-o’ no seu SO. Se ela forçar a atualização, ela pode ser prejudicada novamente por impor algo ao usuário.

        Aliás, as empresas cujos sistemas rodam no IE6 podem abrir um processo anti-truste, alegando que foram obrigadas a atualizar e foram prejudicadas por terem que atualizar vários sistemas.

        por Vinícius Rocha —
  3. Bem, aparentemente melhorará o desempenho do JavaScript. O que é bom. Infelizmente (para eles), pelo próprio gráfico deles, ainda não bate os demais navegadores, só o FF3.6.
    Aceleração por hardware é algo que eu esperava nos browsers há anos, certamente vem bem a calhar.
    Eu acho bom que a Microsoft finalmente esteja “dando bola” para o mercado de navegadores. Com a constante melhora de FF/Safari/Opera/Chrome, uma hora eles teriam que investir tempo nisso. Bom pra eles (que poderão manter sua posição de liderança), bom para os usuários (que terão um navegador (aparentemente) bom), e bom para os desenvolvedores, que poderão usar mais recursos modernos.
    Contudo, ainda duvido muito que o IE9 suporte tanta coisa quanto os demais navegadores, em termos de tecnologias novas. O resultado deles no Acid 3 ainda é vergonhoso.
    E estou seriamente pensando qual será a grande falha desse novo navegador. Sempre conseguem pôr alguma.

    por Jeronimo Fagundes Responder
  4. Pingback: uberVU - social comments

  5. Espero que não seja mais um problema pra resolver. Já fecha o IE6 e 7! O IE9 não vai rodar no XP? Isso é importante saber. Boatos dizem que não..

    por Trambulhao — Responder
  6. Estou aguardando isto a anos…
    É muito mais fácil convencer um leigo a atualizar o bendito IE do que trocar de navegador, a nao ser que remova o windows da maquina do sujeito de vez, porque nao podem ver o tal do “E” em lugar nenhum do computador…

    Deus abençõe…

    por Moisés P. Sena Responder
  7. Acredito que a Microsoft fez o necessário para se atualizar de acordo com as tendências que estão surgindo nos novos navegadores.

    Eu particularmente só utilizo o IE para efetuar testes de compatibilidade dos sites desenvolvidos, mas devemos nos lembrar que o IE ainda é sem dúvida o navegador mais utilizado pela maioria dos usuários da internet.

    Um exemplo bem simples apenas para ilustrar, no meu ultimo emprego, a tecnologia desenvolvida para acesso ao sistema integrado ao site rodava em todos os navegadores apenas no IE que com alguns complementos de segurança iniciados não funcionava, resumindo média de 30 e-mails por dia na minha caixa de entrada de usuários reclamando que não conseguiam visualizar os serviços disponibilizados pela empresa.

    Eu ainda recomendo o uso do Firefox, até pela infinita opções de complementos úteis disponibilizados para melhorar a performance do navegador.

    Até + galera !

    por Diego Cardoso Responder
  8. Não vou me preocupar com detalhes técnicos por enquanto. Ainda está em fase muito inicial.

    O que importa são as novas features. Se entregarem o que estão prometendo realmente o título deste post estará confirmado

    O fato de não rodar no Windows XP preocupa. A adoção do Windows Vista/Seven no Brasil será lenta. Ou seja, ainda vamos conviver com testes em várias versões durante muito tempo.

    Mais do que fazer um browser bom, a microsoft tem que encorajar (ou obrigar) o update por parte dos usuários.

    por Julio Bitencourt Responder
  9. IE9 em ação – http://www.youtube.com/watch?v=SC25NSf1Yh0

    por Trambulhao — Responder
  10. IE8 continua sendo IE… E sendo M$… acho que enquanto não mudar isso nunca será melhor que os demais….

    por Eduardo kraus Responder
  11. Se a microsoft forçar a atualização do IE com certeza as paginas web irão se desenvolver bastante

    por Maurício Faustino Responder
  12. A partir do momento que o IE9 será somente para o vista e para o Se7ven os problemas continuaram. Como sempre a Microsoft atrasando o desenvolvimento. Dessa forma, possivelmente, só daqui a 5 ou 6 anos poderemos usar todo o potencial do HTML5 e o CSS3 sem precisar de artimanhas.

    Penso que está na hora de uma nova campanha: “IE9 também para o XP”. Temos que começar a agitar agora enquanto o IE9 está na fase de testes.

    por Trambulhao — Responder
  13. Enquanto eu não ver o IE dar pelo menos 90/100 no Acid Test, ele ainda vai estar na minha categoria de Não Recomendado.

    por Diogo Responder
  14. Eu acho que a microsoft so faz besteiras.
    Primeiro no SP3 Do Xp custava eles instalarem o IE8 e o Windows Media Player 11?
    Não custava nada, ja ia muda muita coisa. Mas são que nem crianças, quando coloca uma merda na cabeça nem deus tira.

    Outra merda e nao faze o IE9 para o windows xp. Uma burrice sem fim.
    Eu uso o XP, porque uso? claro a maioria dos programas so funciona bem nele. Ate o Pacote novo da Adobe CS5 funciona bem no Xp. Usei o Win 7 e tive muita incompatibilidade, sem conta no uso excessivo so para iniciar ja pega 850 MB de ram, to nagua se eu abri o photoshop, illustrator, fireworks, flash, e dreamweaver, eu fico sem chao. vai ai so 4 gb.. vo precisa de um pc parrudo para o windows 7 ( afinal win7 e so para pcs parrudos.) minha impressora nao funciona no Windows 7, so no Xp, ( e antiginha, mas funciona bem. xD epson 480 color . =D ) nem no vista aceitou muito bem.

    Tudo bem que ate em 2014 o xp deve fica aposentado mas estamos em 2010 o windows vista foi lançado em 2007 sao menos de 3 anos, e muita rejeição, windows 7 menos de um ano, e ja fazendo programas incompativeis com o xp.. é loucura.

    Nisso ela vai perde e feio para o Firefox que vai da suporte ao xp por um longo periodo. Ate o wIN98sE o Firefox tem suporte ..

    E olha so que tem muito Win98 rodando por ai. ÉE eu fui na casa de uma mulher que ela e tao maluca que disse que o pc é novo.. é tenso mas é verdade tem tudo ke e tipo de gente maluca nesse mundo que acha que um pc e que nem um fugão, funciona do mesmo jeito acende, esquenta, cozinha. :S ..

    Microsoft e suas burrices, a unica coisa que fez de bom foi um sistema operacional chamado Windows Xp, no meu ponto de vista.

    por Renato — Responder
  15. Desculpe amigos, não sou contra a Micro$oft, adoro o W7 mas trabalho com programação web e sou obrigado a testar códigos em todos os navegadores gráficos possíveis em diversas plataformas. Estou falando por experiência, o Internet Explorer é o pior navegador da história, e como a equipe técnica do IE parece ter raiva do tio Bill não tenho muitas esperanças com o IE9.

    O gráfico mostrando o desempenho de “renderização de JavaScript” no IE8 é uma beleza, mas a execução é uma porcaria!

    Acho bugs no IE8 quase todos os dias e como navegador nativo do windows, sou obrigado a desviar dos caprichos dele (só dele).

    por Roger Barros Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>