em
angular

Review: Introdução ao AngularJS

Li recentemente o livro sobre AngularJS da Novatec, o Introdução ao AngularJS – Um guia para o desenvolvimento com o AngularJS, e então resolvi fazer um review do mesmo por aqui. Mas antes de falar sobre o livro, vamos entender primeiramente o que é o AngularJS.

AngularJS é um framework JavaScript open-source, mantido pelo Google, que auxilia na execução de single-page applications. Seu objetivo é aumentar aplicativos que podem ser acessados por um navegador web, sob o padrão model–view–controller (MVC), em um esforço para facilitar tanto o desenvolvimento quanto o teste dos aplicativos.

A biblioteca lê o HTML que contém tags especiais e então executa a diretiva na qual esta tag pertence, e faz a ligação entre a apresentação e seu modelo, representado por variáveis JavaScript comuns. O valor dessas variáveis JavaScript podem ser setadas manualmente, ou via um recurso JSON estático ou dinâmico.

O AngularJS é construído sob a crença de que a programação declarativa é melhor do que a programação imperativa quando se trata da construção de interfaces com o usuário e da conexão de componentes software, enquanto a programação imperativa é excelente para a escrita de regras de negócio. 1 O framework adapta e estende o HTML tradicional para uma melhor experiência com conteúdo dinâmico, com a ligação direta e bidirecional dos dados (two-way data-binding) que permite sincronização automática de models e views. Como resultado, AngularJS abstrai a manipulação do DOM e melhora os testes.

Objetivos:

  • Abstrair a manipulação do DOM da lógica do aplicativo. Isto melhora os testes do código.
  • Considera os testes do aplicativo tão importantes quanto seu desenvolvimento. A dificuldade do teste é diretamente afetada pela maneira como o código é estruturado.
  • Abstrai o acoplamento entre o lado cliente e o lado servidor da aplicação. Isto permite que o desenvolvimento do aplicativo evolua em ambos os lados, de forma paralela, e permite o reuso de código.
  • Guia os desenvolvedores através da construção de todo o aplicativo: desde o design de Interface, passando pela escrita das regras de negócio, até chegar aos testes da aplicação.

Angular segue o padrão MVC da engenharia de Software e encoraja o baixo acoplamento entre apresentação, dados e componentes lógicos. Usando injeção de dependência, Angular trás serviços comumente designados ao lado servidor da aplicação, como controllers para os componentes visuais, para o lado cliente da aplicação. Consequentemente, o peso do backend é radicalmente reduzido, levando à aplicações muito mais leves.

O livro

Introdução ao AngularJS

Introdução ao AngularJS foi escrito por Ken Williamson, ele é engenheiro e arquiteto de software, e tem mais de vinte anos de experiência. Projetou e implementou softwares para dispositivos móveis, desktop e servidores para algumas das maiores empresas do mundo. É criador de diversos projetos de código aberto, incluindo o Ulbora CMS.

O livro é composto de 12 capítulos e os mesmos estão listados abaixo:

Introdução ao AngularJS

Aqui não a muito o que ser discutido, o livro começa com um overview básico sobre o AngularJS.

O IDE e os projetos AngularJS

Esse capítulo foca em ajudar você a configurar um ambiente de desenvolvimento HTML5 utilizando o NetBeans (Mas fica a cargo do usuário utilizar o editor que quiser). Mostra como fazer o download das versões mais recentes do AngularJS, jQuery e Twitter Bootstrap e adicioná-los ao projeto de exemplo. Também mostra como efetuar testes unitários com JsTestDriver, o Karma e um overview de testes End to End utilizando o Protractor.

O MVC e o AngularJS

Como o nome do capítulo já diz, ele é todo focado em MVC e faz comparações de aplicações que utilizam AngularJS frente a outras aplicações que utilizam outros frameworks convencionais do lado servidor.

Controladores do AngularJS

Explica como funciona os Controllers no AngularJS e ensina como realizar testes unitários básicos de cada controller.

Visões do AngularJS e o Bootstrap

Aqui é onde você aprende a criar as views utilizando o Twitter Bootstrap, e dá o start nos testes com Karma e Protractor para o projeto de blog que é criado ao decorrer do livro.

O AngularJS e os serviços REST

O autor ensina aqui a como o Angular trabalha com serviços REST.

Modelos do AngularJS

Lembra-se do projeto de blog que falei que é criado ao decorrer do livro? É aqui que você adiciona serviços REST para manter um blog funcional na nuvem. Além disso você vai aprender a escrever testes unitários e End to End para testar seus serviços REST.

Os serviços e a lógica de negócios

Aqui é onde você vai aprender tudo o que é necessário para trabalhar com autenticação em serviços REST. Mais questões sobre segurança são descritos em capítulos posteriores.

Diretivas do AngularJS

Aprenda o básico sob como implementar diretivas no Angular e implemente um menu personalizado no projeto de blog baseado em diretivas.

Segurança no AngularJS

São discutidas várias questões sobre segurança em aplicações AngularJS.

MEAN na nuvem e aplicações móveis

Aprenda aqui a como criar um App com MEAN (MongoDB, Express, Angular e Node) e a hospedá-lo na nuvem. Aprenda também a como portar sua aplicação para dispositivos móveis.

AngularJS e SEO

Ainda existe muita gente que acha que o Google não lê JavaScript. O livro desmistifica isso e mostra como é possível uma aplicação AngularJS ser indexada pelo Google.

Comprar ou não o livro?

Esse livro é extremamente indicado para aqueles que querem aprender AngularJS. Portanto, se você sabe JavaScript e quer se aventurar em AngularJS, não perca tempo, ele é um ótimo investimento, ainda mais com 20% de desconto utilizando o código PINCELADASDAWEB no carrinho.

Comentários

  1. bom dia Pedro , embora isto fuja um pouco do seu topico srá que me pode ajudar com isto ?

    ” simples emulador online = http://www.w3schools.com/jsref/tryit.asp?filename=tryjsref_onclick

    no lado esquerdo despeje este codigo ;

    Space Clicker

    var clicks = 0;
    var clicks1=0;
    function onClick() {
    clicks += 1;
    clicks1 +=1;
    document.getElementById(“clicks”).innerHTML = clicks;
    document.getElementById(“clicks1″).innerHTML = clicks1;
    };

    Click me1
    Click me2
    Click me3
    Clicks1: 0
    Clicks2: 0
    Clicks3: 0

    </body

    ——————————————————————-//——————————-
    o que eu quero é ;

    clico no botão 1 e apenas soma uma na caixa 1
    clico no botão 2 e apenas acaixa 2 deve somar
    por fim ao clicar no botão 3 apenas a caixa 3 deve somar

    como pode ver clico nos botões 1 , 2, 3
    mas apenas a caixa nº 1 marca , nas outra ficam em branco

    ja testei " Var " s , e variadas formas , mas confesso que estou a começar a desanimar
    Muito Obrigado

    por manel — Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>